O PÚLPITO É UM DISPOSITIVO SOCIAL e simbólico que não apenas serve para a pregação religiosa, mas também como um local de formação da mentalidade coletiva e de exercício de poder e influência. Numa análise sociológica, posso examinar as articulações entre a religião, a política e as mídias, mostrando como o púlpito se conecta ao...
Ler notícia completa no site do autor ↗️A sociologia do púlpito
Publicado em: Por: Jornal Itaqui Bacanga
Sentimento por Entidade:
-
Púlpito
O púlpito é apresentado como um conceito central de análise sociológica, explorado em suas diversas facetas (social, simbólico, de poder, de formação, físico, performático), sem uma carga emocional intrínseca ao objeto em si, mas sim à sua função e impacto.
-
Peter Berger
O nome é citado como referência de estudiosos que apontam tendências de controle religioso em momentos de crise, de forma informativa e sem julgamento.
-
Zygmunt Bauman
O nome é citado como referência de estudiosos que apontam tendências de controle religioso em momentos de crise, de forma informativa e sem julgamento.
-
Ballousier
O nome é citado como autor de uma obra que abre caminho para a abordagem da 'midiatização da religião', de forma informativa.
-
Evangélicos
São mencionados como um bloco articulado que utiliza mídias e internet, e que desenvolvem uma cultura de mercado e presença em diversas esferas, sendo descritos de forma analítica em seu comportamento social e político.
-
Igreja
A igreja é mencionada em seu contexto de funcionamento e possíveis crises, de forma genérica e analítica.
-
Palavra de Deus
É apresentada como o conteúdo central transmitido no púlpito, sendo o foco da pregação e da autoridade do pregador, de forma descritiva.
-
Espírito Santo
Mencionado como guia para a busca da mente de Deus e transformação na vida do indivíduo, de forma doutrinária e descritiva.
-
Psicologia
A psicologia é citada como área de interseção com a sociologia do púlpito, sugerindo que pregadores a estudem para auxiliar na orientação de pessoas, de forma propositiva e analítica.
-
Psicanálise
A psicanálise é citada como área de interseção com a sociologia do púlpito, sugerindo que pregadores a estudem para auxiliar na orientação de pessoas, de forma propositiva e analítica.
-
Cultura evangélica
É descrita em seu impacto no cotidiano e expansão na sociedade, de forma analítica.
-
Conceito de Deus
É apresentado como uma expressão da sociedade que pode ser analisada sob a ótica sociológica, de forma conceitual.
-
Instituição divina
Mencionada em relação à necessidade de manter o púlpito como lugar sagrado e valorizar a sabedoria bíblica para sua sobrevivência e identidade, de forma descritiva.
-
Santa Ceia
Citada como um rito que se manifesta junto com hinos e louvores, em um contexto descritivo da instituição divina.
-
Espírito
Mencionado em 'cura e descanso para a alma', como um benefício da Palavra, de forma descritiva.
-
Homilética
Citada como um conjunto de técnicas performativas utilizadas pelo pregador, de forma analítica.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise sociológica do púlpito, explorando suas funções e influências de forma objetiva, sem expressar um sentimento predominante positivo ou negativo em relação ao tema em geral. Há menções a aspectos positivos (formação, orientação, cura) e negativos (controle, barreiras doutrinais, crise da pregação), mas o tom geral é analítico e neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo