O Maranhão registrou 1.182 casos de pessoas desaparecidas em 2025, considerando todas as faixas etárias. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), enviados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número representa uma taxa de 16,84 desaparecimentos por 100 mil habitantes, colocando...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Maranhão registra 1.182 casos de pessoas desaparecidas em 2025 e ocupa 15ª posição no ranking nacional
Publicado em: Por: Jornal Itaqui Bacanga
Sentimento por Entidade:
-
Maranhão
A menção ao Maranhão está associada a um número elevado de desaparecimentos e a uma posição no ranking nacional, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública
A entidade é citada como fonte dos dados, de forma neutra e informativa.
-
Secretaria de Segurança Pública do Estado
A entidade é citada como remetente dos dados, de forma neutra e informativa.
-
Ministério da Justiça e Segurança Pública
A entidade é citada como receptora dos dados, de forma neutra e informativa.
-
Lei nº 13.812/2019
A lei é mencionada para definir o conceito de pessoa desaparecida, de forma informativa e neutra.
-
Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas
A política é mencionada como o contexto da lei, de forma informativa e neutra.
-
Programa de Pessoas Desaparecidas
O programa é citado como parte das ações no Maranhão, de forma informativa e neutra.
-
Disque-Denúncia
O Disque-Denúncia é mencionado como um canal de auxílio, de forma informativa e neutra.
-
CIOPS
O CIOPS é mencionado como o banco de dados onde as informações são inseridas, de forma neutra e informativa.
-
Brasil
O Brasil é apresentado com um número recorde de desaparecimentos, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
São Paulo
São Paulo lidera o ranking de desaparecimentos, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Minas Gerais
Minas Gerais é citado com um número elevado de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Paraná
Paraná é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro é citado com um número elevado de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Santa Catarina
Santa Catarina é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Bahia
Bahia é citado com um número elevado de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Goiás
Goiás é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Pernambuco
Pernambuco é citado com um número elevado de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Ceará
Ceará é citado com um número elevado de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Espírito Santo
Espírito Santo é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Distrito Federal
Distrito Federal é citado com um número elevado de desaparecimentos e a maior taxa do país, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Mato Grosso
Mato Grosso é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Pará
Pará é citado com um número de desaparecimentos abaixo de outros estados mencionados, mas ainda relevante, conferindo um tom ligeiramente negativo.
-
Rondônia
Rondônia é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Amazonas
Amazonas é citado com um número relevante de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Paraíba
Paraíba é citado com um número relevante de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte é citado com um número relevante de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Piauí
Piauí é citado com um número relevante de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Alagoas
Alagoas é citado com um número relevante de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Sergipe
Sergipe é citado com um número relevante de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Tocantins
Tocantins é citado com um número relevante de desaparecimentos, o que confere um tom ligeiramente negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Roraima
Roraima é citado com a maior taxa de desaparecimentos do país, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Acre
O Acre é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Amapá
O Amapá é citado com um número elevado de desaparecimentos e uma taxa alta, o que confere um tom negativo à entidade no contexto da notícia.
-
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul é citado com o menor número absoluto de desaparecimentos, mas ainda com uma taxa relevante, conferindo um tom ligeiramente negativo.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados preocupantes sobre o número de desaparecimentos, com um tom de alerta e urgência, mas de forma informativa e sem juízo de valor explícito sobre as entidades mencionadas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
