O Maranhão registrou mais de 26 mil pedidos de medidas protetivas de urgência ao longo de 2025, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apesar das decisões judiciais que determinam o afastamento dos agressores, o estado tem enfrentado um crescimento significativo no número de descumprimentos dessas medidas. Em apenas um ano, os processos por...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Maranhão registra mais de 26 mil pedidos de medidas protetivas e cresce descumprimento das ordens judiciais
Publicado em: Por: Jornal Itaqui Bacanga
Sentimento por Entidade:
-
Conselho Nacional de Justiça
O CNJ é citado como a fonte dos dados, de forma informativa e neutra.
-
Alda Bayma
A advogada é apresentada como especialista e suas explicações sobre como a vítima deve agir são consideradas importantes e úteis, conferindo um tom positivo à sua menção.
-
Susan Lucena
A diretora da Casa da Mulher Maranhense é citada por destacar um dado relevante e positivo (mulheres com medidas protetivas ativas não são vítimas de feminicídio), o que confere um tom positivo à sua menção.
-
Casa da Mulher Maranhense
A instituição é mencionada em relação à fala de sua diretora, que traz um dado importante sobre a eficácia das medidas protetivas, conferindo um leve tom positivo.
-
Fórum Brasileiro de Segurança Pública
O Fórum é citado como a fonte de dados que corroboram a fala de Susan Lucena, de forma informativa e neutra.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados preocupantes sobre o aumento do descumprimento de medidas protetivas e a violência contra a mulher, gerando um sentimento geral negativo. Embora haja menções a soluções e dados positivos (mulheres com medidas ativas não são vítimas de feminicídio), o foco principal é a gravidade do problema.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
