© Rovena Rosa/Agência Brasil As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos. O valor é uma …
Ler notícia completa no site do autor ↗️Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias
Publicado em: Por: Jornal O Debate MA
Sentimento por Entidade:
-
Instituto Locomotiva
O instituto é apresentado como a fonte da pesquisa, sem que suas ações ou reputação sejam avaliadas no texto.
-
QuestionPro
A QuestionPro é mencionada como parceira na pesquisa, sem que sua atuação seja julgada no texto.
-
João Paulo Cunha
É citado como diretor de Pesquisa do Instituto Locomotiva, e suas falas explicam o aumento do peso dos gastos com material escolar no orçamento familiar, com uma visão factual e explicativa.
-
ABFIAE
A associação é apresentada como defensora de programas públicos e da redução de impostos para materiais escolares, com uma postura propositiva e de busca por soluções para o problema.
-
Sidnei Bergamaschi
É apresentado como presidente Executivo da ABFIAE, explicando os motivos do aumento dos custos de material escolar e defendendo medidas para mitigar o problema.
-
Agência Brasil
A agência é citada como fonte da notícia, sem que sua atuação seja avaliada.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um panorama negativo sobre o impacto dos gastos com material escolar no orçamento das famílias brasileiras, destacando o aumento dos custos e a necessidade de parcelamento ou de cortes em outras áreas. A percepção geral é de dificuldade financeira para a maioria das famílias.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo