© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu informações falsas sobre a taxação de animais de estimação e a criação de um imposto sobre o Pix. Em víd…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA
Publicado em: Por: Jornal O Debate MA
Sentimento por Entidade:
-
Fernando Haddad
O ministro é retratado como uma figura pública que está ativamente combatendo a desinformação e esclarecendo boatos, o que confere um tom positivo à sua imagem no texto.
-
Agência Brasil
A agência é citada como fonte da notícia, conferindo credibilidade ao conteúdo.
-
Advocacia-Geral da União
A AGU é mencionada por sua ação em notificar o Facebook para remover conteúdo falso, o que é apresentado como uma medida positiva de combate à desinformação.
-
Facebook
A plataforma é criticada indiretamente por veicular um vídeo falso e por ter seu programa de checagem de fatos eliminado, o que a coloca em uma posição negativa.
-
Meta
A empresa, dona do Facebook e Instagram, é mencionada pela decisão de eliminar o programa de checagem de fatos, o que é visto como um fator que contribui para a disseminação de desinformação.
-
X
A rede social é mencionada como um dos canais onde o vídeo falso circulou, mas sem atribuição de responsabilidade direta ou crítica.
-
Receita Federal
A Receita Federal é mencionada por ter desmentido boatos sobre a taxação do Pix, o que é apresentado como um fato verdadeiro em contraste com as fake news.
-
Sentimento Geral
O texto é majoritariamente informativo, com o ministro Fernando Haddad desmentindo notícias falsas. O tom é de alerta e desinformação, mas a ação de desmentir e a clareza na explicação trazem um leve tom positivo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo