Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que foi o primeiro judeu e também o parlamentar mais jovem a presidir o Senado, entre 2019 e 2021, volta ao comando da Casa numa eleição praticamente sem concorre…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Davi Alcolumbre: quem é o senador que volta à presidência do Senado
Publicado em: Por: Jornal O Debate MA
Sentimento por Entidade:
-
Davi Alcolumbre
É apresentado como alguém que volta à presidência do Senado, com um histórico de ser o primeiro judeu e o mais jovem a presidir a casa, além de ter buscado diálogo em seu mandato anterior. No entanto, o analista aponta que ele enfrenta críticas de colegas e que sua proximidade com o governo atual é questionada, com um ponto de interrogação sobre se ele se distanciará do governo para não 'naufragar junto', o que equilibra o sentimento.
-
União Brasil
Mencionado apenas como a afiliação partidária de Davi Alcolumbre, sem juízo de valor.
-
Renan Calheiros
Mencionado como um veterano que retirou a candidatura contra Alcolumbre, sem que isso gere um sentimento positivo ou negativo para ele no texto.
-
MDB
Mencionado apenas como a afiliação partidária de Renan Calheiros, sem juízo de valor.
-
Rodrigo Pacheco
Sua condução no mandato anterior é usada como ponto de comparação para a gestão de Alcolumbre, sem que haja uma avaliação explícita de seu desempenho.
-
PSD
Mencionado apenas como a afiliação partidária de Rodrigo Pacheco, sem juízo de valor.
-
Ricardo Rodil
É um analista político e econômico cujas opiniões são citadas. O texto não expressa juízo de valor sobre ele, mas sim sobre as análises que ele apresenta.
-
Poder Executivo
A análise de Ricardo Rodil sugere que as negociações com o Poder Executivo devem continuar a ser movidas a verbas e nomeações, o que é uma observação sobre a dinâmica política, sem um juízo de valor direto sobre o Poder Executivo em si.
-
Supremo Tribunal Federal
Mencionado no contexto da possibilidade de pedidos de impeachment de ministros, um tema político abordado pelo analista, sem que haja uma avaliação do STF em si.
-
bancada bolsonarista
Mencionado como defensora de pedidos de impeachment de ministros do STF, sem juízo de valor sobre a bancada.
-
Comissão Diretora do Senado
Mencionado como tendo sido composta por 11 partidos diferentes sob a liderança de Alcolumbre, o que é apresentado como um fato positivo de diálogo.
-
Comissões permanentes do Senado
Mencionado como tendo contemplado a maioria das siglas, o que é apresentado como um fato positivo de diálogo.
-
pandemia de coronavírus
Contexto em que Alcolumbre esteve à frente do Senado, com a menção à primeira sessão remota de um parlamento no mundo, o que é apresentado como um fato relevante de sua gestão.
-
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Mencionado como cargo que Alcolumbre assumiu após a presidência do Senado, com descrição de suas funções, sem juízo de valor.
-
família Alcolumbre
Apresentada como tendo outros membros em cargos públicos, com menção a um primo que foi preso e a um tio que virou nome de aeroporto por projeto de lei de Davi. A prisão do primo traz uma conotação negativa associada à família, mas o projeto de lei para o tio é neutro.
-
Isaac Alcolumbre
É mencionado como primo de Davi e ex-deputado estadual que chegou a ser preso em operação contra tráfico de drogas, o que gera um sentimento negativo.
-
Moisés Alcolumbre
Mencionado como ex-vereador de Macapá, primo de Davi, sem juízo de valor.
-
Salomão Alcolumbre Junior
Mencionado como ex-suplente de senador, primo de Davi, sem juízo de valor.
-
Josiel Alcolumbre
Mencionado como suplente de Davi no Senado e irmão, sem juízo de valor.
-
Alberto Alcolumbre
Mencionado como tio do senador, que virou nome do aeroporto de Macapá em um projeto de lei proposto por Davi. A nomeação é um fato neutro.
-
PDT
Mencionado como o primeiro partido de Davi Alcolumbre, sem juízo de valor.
-
PFL
Mencionado como partido pelo qual Davi Alcolumbre migrou, sem juízo de valor.
-
DEM
Mencionado como a transformação do PFL, partido pelo qual Davi Alcolumbre migrou, sem juízo de valor.
-
prefeito de Macapá
Cargo para o qual Davi Alcolumbre foi candidato sem sucesso em 2012, apresentado como um fato de sua trajetória política.
-
governo do Amapá
Cargo para o qual Davi Alcolumbre foi candidato sem sucesso em 2018, apresentado como um fato de sua trajetória política.
-
Liana Andrade
Mencionado como esposa de Davi Alcolumbre, sem juízo de valor.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise factual da volta de Davi Alcolumbre à presidência do Senado, com opiniões de um analista que trazem pontos neutros e críticos, resultando em um sentimento geral próximo ao neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo