O relato de uma transformação. Em seu primeiro solo, A Árvore, que estreia na sexta-feira, dia 23 de maio, no Teatro Arthur Azevedo, às 21h, a atriz Alessandra Negrini dá voz a uma mulher em proces…
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Publicado em: Por: Jornal O Debate MA
Sentimento por Entidade:
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Alessandra Negrini
A atriz é retratada como a protagonista e co-produtora do espetáculo, com seu trabalho sendo descrito como "primeiro solo" e "dando voz a uma mulher em processo de reflexão", indicando uma atuação central e bem-sucedida. Sua participação na produção e idealização também reforça uma imagem positiva.
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A Árvore
A peça é descrita como um "relato de uma transformação", "primeiro solo" de Alessandra Negrini, com "dramaturgia de Silvia Gomez" e "direção de Ester Laccava". O texto menciona sua trajetória bem-sucedida, incluindo apresentações nacionais e internacionais, publicação e adaptação para filme, além de elogios como "experiência extraordinária" e "palavras e imagens potentes", indicando grande sucesso e relevância.
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Teatro Arthur Azevedo
O teatro é descrito como o local de estreia e encerramento da rota da peça, sendo mencionado como "majestoso" e "o segundo mais antigo do Brasil", o que confere uma conotação positiva e histórica ao local.
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Silvia Gomez
A dramaturga é destacada como a autora do texto, com sua obra sendo descrita como o "primeiro monólogo escrito por Silvia Gomez". A inspiração para a peça e suas reflexões sobre a relação com a natureza e o planeta são apresentadas, além de menções a indicações a prêmios importantes como Shell e APCA, o que confere uma imagem de reconhecimento e talento.
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Ester Laccava
A diretora é mencionada como responsável pela "direção e concepção" do espetáculo, indicando um papel criativo e fundamental para a obra, o que sugere uma contribuição positiva.
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Gabriel Fontes Paiva
Ele é apresentado como co-produtor e idealizador do projeto, com uma "trajetória muito bem-sucedida", incluindo a produção do filme adaptado da peça e a circulação internacional. Isso indica um papel de destaque e sucesso na realização do espetáculo.
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O2 Filmes
A empresa é mencionada como responsável pela distribuição do longa-metragem adaptado da peça, indicando uma parceria de sucesso e alcance para a obra.
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Festival MujeresenEscena por La Paz
O festival é citado como um evento internacional para o qual a peça foi convidada, o que demonstra reconhecimento e alcance internacional para o espetáculo.
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MOBR
A menção à participação da peça na programação da MOBR em Portugal indica uma presença internacional e relevância em eventos culturais fora do Brasil.
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Mostra Internacional de Teatro – MIT-SP
A participação da peça na MIT-SP, um evento de teatro, sugere reconhecimento e visibilidade no cenário teatral, conferindo um aspecto positivo.
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Editora Cobogó
A editora é mencionada como responsável pela publicação do texto da peça, o que indica a valorização e registro da obra escrita, conferindo um aspecto positivo.
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Encuentro Internacional de Artes Escénicas Expandidas Yvyrasacha
A apresentação da peça neste encontro internacional na Bolívia demonstra seu alcance e reconhecimento em âmbito latino-americano.
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EncuentroIberoamericano de Dramaturgia
A leitura da peça neste encontro iberoamericano em Bogotá, Colômbia, indica sua relevância no contexto da dramaturgia em língua espanhola e portuguesa.
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Stefano Mancuso
O biólogo é citado como autor do livro "Revolução das plantas", que serviu de inspiração para a peça. A menção de suas ideias sobre a metáfora das plantas para pensar o futuro coletivo confere relevância intelectual à sua obra e, por extensão, à peça.
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Prêmio Shell
A indicação de Silvia Gomez ao Prêmio Shell de dramaturgia em 2019 por outra obra sua é um indicativo de reconhecimento e qualidade em seu trabalho como dramaturga, o que reflete positivamente sobre sua contribuição para "A Árvore".
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APCA
A indicação de Silvia Gomez à APCA em 2022 por outra obra sua reforça seu prestígio e reconhecimento no meio artístico e cultural, o que agrega valor à sua autoria na peça em questão.
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Mirella Brandi
É mencionada como responsável pelo desenho de luz, uma função técnica importante na produção teatral, indicando sua contribuição para a qualidade visual do espetáculo.
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Camila Schimidt
É citada como responsável pela cenografia, um elemento crucial na concepção visual de uma peça, indicando sua contribuição para a estética do espetáculo.
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Ana Luiza Fay
É mencionada pelos figurinos, um aspecto importante da caracterização dos personagens e da estética teatral, indicando sua contribuição para a obra.
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Morris
É creditado pela trilha sonora, um elemento fundamental para a atmosfera e a experiência do público, indicando sua contribuição artística para a peça.
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Giulia Lacava
É mencionada como assistente de direção, um papel de suporte na concepção e execução da peça.
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Chuck Hipolitho
É creditado pela edição e adaptação da trilha sonora original para o teatro, indicando sua contribuição técnica e artística para a peça.
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Anderson Gouvêa
É mencionado pela preparação corporal e coreografias, elementos importantes para a performance da atriz e a expressividade da peça.
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Feliciano San Roman
É creditado pela realização de peruca, um detalhe de caracterização importante para a personagem.
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Giorgia Tolaini
É mencionada como técnica de luz, um papel de suporte técnico para a realização do espetáculo.
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Thiago Rocha
É mencionado como técnico de som e vídeo, um papel de suporte técnico para a realização do espetáculo.
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Bruna Moreti
É mencionada como técnica de som e vídeo, um papel de suporte técnico para a realização do espetáculo.
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Terezinha Caetano
É creditada como camareira, uma função de suporte essencial para a atriz durante as apresentações.
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Vanessa Batista
É mencionada como contrarregrista, uma função de suporte técnico fundamental nos bastidores.
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Cassio Omae
É creditado como cenotécnico, responsável pela montagem e desmontagem da cenografia.
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Priscila Prade
É creditada pelas fotos, indicando sua contribuição para o material de divulgação e registro do espetáculo.
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Alexandre Brandão
É mencionado como designer gráfico, responsável pela identidade visual do espetáculo, como cartazes e programas.
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Pombo Correio
É citado como assessoria de imprensa, responsável pela comunicação e divulgação do espetáculo.
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Corpo Rastreado
É mencionada como produtora, indicando sua atuação na realização do espetáculo.
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Luana Gorayeb
É citada na gestão de projeto, indicando sua responsabilidade na organização e planejamento do espetáculo.
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Fontes Realizações Artísticas Ltda
É listada como realizadora do projeto, indicando sua atuação na produção e viabilização do espetáculo.
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Terra Upaon Açú
É mencionada como produtora em São Luís, indicando sua atuação local na realização do espetáculo.
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Áurea Maranhão
É citada como produtora em São Luís, indicando sua atuação local na realização do espetáculo.
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Valda Lino
É citada como produtora em São Luís, indicando sua atuação local na realização do espetáculo.
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João Carlos Raposo
É mencionado como assessor de imprensa em São Luís, responsável pela comunicação local do espetáculo.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão positiva e detalhada sobre a peça teatral "A Árvore", destacando a performance da atriz, a qualidade do texto e a relevância temática, o que gera um sentimento geral positivo.
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