Texto permite a parlamentares, por exemplo, barrarem prisão de colegas — determinadas pela Justiça — em votação secreta. Presidente da CCJ do Senado avisou que texto não passará no colegiado.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Câmara aprova PEC que aumenta blindagem judicial para deputados e senadores
Publicado em: Por: Leonardo Cardoso
Sentimento por Entidade:
-
Câmara dos Deputados
A Câmara aprovou a PEC, mas o contexto da aprovação e as críticas subsequentes sugerem uma percepção neutra a levemente negativa da ação do órgão neste caso específico.
-
Senado
O texto indica que o Senado, através do presidente da CCJ, avisou que o texto 'não passará no colegiado', o que representa uma barreira e um desfecho negativo para a PEC vinda da Câmara.
-
Arthur Lira
É mencionado como o articulador do acordo para a votação, sem juízo de valor explícito sobre sua ação.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado em relação à prisão domiciliar que motivou o motim de deputados, sem que a PEC em si o beneficie diretamente ou seja criticada em seu nome.
-
Hugo Motta
É mencionado como presidente da Câmara que acelerou a análise do texto, com uma citação direta que soa neutra ('Não é uma pauta da direita ou da esquerda. É um texto que fortalece o mandato parlamentar de cada um dos deputados desta Casa').
-
Claudio Cajado
É mencionado como o deputado que deu parecer favorável à PEC, sem juízo de valor explícito sobre sua ação.
-
Otto Alencar
É mencionado como presidente da CCJ do Senado que adiantou que o texto não deve prosperar no colegiado, o que representa uma posição contrária e um obstáculo à PEC.
-
Supremo Tribunal Federal
É mencionado como o órgão que precisará de aval das Casas Legislativas para abrir processo contra parlamentares e que poderá aplicar medidas cautelares, sem que o texto atribua sentimentos a ele, apenas descrevendo suas futuras atribuições sob a nova PEC.
-
Constituição de 1988
É citada como a base que os articuladores dizem que a proposta resgata garantias, sem que a lei em si seja avaliada.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise majoritariamente negativa da PEC da Blindagem, destacando as críticas e os potenciais retrocessos no combate à corrupção, embora mencione a defesa de seus articuladores. A menção de que o texto 'não passará' no Senado contribui para o tom negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo