População em situação de rua no Brasil cresce 142% desde 2019 e já soma 350 mil pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Ler notícia completa no site do autor ↗️Número de moradores de rua aumenta em mais de 100% no Brasil
Publicado em: Por: José Linhares Jr.
Sentimento por Entidade:
-
Brasil
O país é apresentado como o palco de um aumento alarmante na população em situação de rua, apesar de melhorias em outros indicadores. O contexto é majoritariamente negativo para o país neste aspecto.
-
Cadastro Único
O Cadastro Único é mencionado como a porta de entrada para benefícios sociais e como fonte de dados sobre a população em situação de rua, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo em si.
-
IBGE
O IBGE é citado como o órgão que divulgou dados positivos sobre insegurança alimentar, o que é apresentado de forma neutra, mas contribui para o contraste com o aumento dos moradores de rua.
-
ONU
A ONU é mencionada por ter retirado o Brasil do mapa da fome, um fato apresentado de forma neutra, mas que reforça o contraste com a situação dos moradores de rua.
-
Bolsa Família
O Bolsa Família é apresentado como um programa social que alcança um grande número de famílias, com um salto em relação a 2019. A menção é neutra, mas o aumento de beneficiários é um dado positivo em si.
-
Marco Natalino
O sociólogo é citado como especialista que oferece uma análise sobre o aumento da população em situação de rua, sem que suas falas ou sua pessoa sejam avaliadas de forma positiva ou negativa no texto.
-
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
O Ipea é mencionado como a instituição à qual o sociólogo Marco Natalino pertence, sem que haja uma avaliação sobre o órgão em si.
-
Heitor Leonardo Silva
A história de Heitor Leonardo Silva é apresentada como um exemplo individual da situação de rua, marcada por dificuldades como dependência química e humilhações, o que confere um tom levemente negativo à sua menção.
-
Belo Horizonte
Belo Horizonte é mencionada como a cidade de onde Heitor Leonardo Silva saiu, sem que haja uma avaliação sobre a cidade em si.
-
Rio
O Rio de Janeiro é mencionado como a cidade para onde Heitor Leonardo Silva se mudou, e a Praça da Cruz Vermelha é citada como local onde ele costuma ficar, sem avaliações sobre a cidade ou o local.
-
Praça da Cruz Vermelha
A praça é mencionada como um local onde Heitor Leonardo Silva costuma ficar, sem atribuição de sentimento.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados preocupantes sobre o aumento da população em situação de rua, contrastando com melhorias em outros indicadores socioeconômicos. A análise de especialistas e o relato pessoal reforçam um tom de preocupação e crítica implícita às políticas públicas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo