O Poder Judiciário brasileiro pagou vencimentos líquidos médios muito superiores ao limite constitucional de R$ 46.366,19 ao longo de 2025.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Juízes estaduais receberam 76% dos pagamentos acima do teto
Publicado em: Por: José Linhares Jr.
Sentimento por Entidade:
-
Poder Judiciário brasileiro
A menção ao Poder Judiciário é negativa, pois o texto o descreve como o responsável por pagar vencimentos muito superiores ao limite constitucional.
-
UOL
O portal UOL é citado como a fonte da apuração, o que confere neutralidade à sua menção. A informação é apresentada como um fato apurado pelo portal.
-
Conselho Nacional de Justiça
O CNJ é mencionado como a fonte dos dados de remuneração, o que lhe confere um papel neutro na narrativa.
-
Tribunais de Justiça estaduais
São apresentados como os principais responsáveis pelos gastos com indenizações que ultrapassam o teto constitucional, com um custo bilionário.
-
Paraíba
O estado é citado como um exemplo onde a aprovação de um benefício específico (assunção de acervo) impulsionou os pagamentos elevados, associando-o ao fenômeno dos supersalários.
-
Sergipe
O estado é citado como um exemplo onde a aprovação de um benefício específico (assunção de acervo) impulsionou os pagamentos elevados, associando-o ao fenômeno dos supersalários.
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é mencionado em relação a uma decisão importante que suspendeu 'penduricalhos', o que o coloca em uma posição de controle e potencial solução para o problema exposto.
-
Flávio Dino
O ministro é elogiado implicitamente por sua decisão de suspender verbas indenizatórias que ultrapassam o teto constitucional, agindo como um agente de controle e solução.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte conotação negativa ao expor que juízes estaduais recebem pagamentos significativamente acima do teto constitucional, detalhando os mecanismos (bônus, indenizações, pagamentos retroativos) que levam a essa situação e os custos para os cofres públicos. A menção a 'supersalários' e 'penduricalhos' reforça o tom crítico.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
