A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é…
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Publicado em: Por: Maramais
Sentimento por Entidade:
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São Luís
A cidade é apresentada como um ponto chave para a nova linha de trem, com a proposta de instalação de quatro estações, indicando um desenvolvimento e melhoria na mobilidade.
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Itapecuru-Mirim
O município é o destino final da linha de trem proposta, sendo visto como um beneficiário direto da nova infraestrutura e do desenvolvimento econômico que ela pode trazer.
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Governo Federal
O Governo Federal é apresentado como um potencial apoiador do projeto, com a sinalização de viabilização de novos projetos, o que confere um tom de esperança e possibilidade ao projeto.
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TransNordestina Logística
A empresa é mencionada como a operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa sobre suas atividades no contexto da notícia.
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Consórcio Ferroviário Evtea
O consórcio é apresentado como o responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, indicando um avanço na análise e potencial concretização da linha de trem.
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Hilton Gonçalo
O ex-prefeito é apresentado como o principal defensor do projeto desde 2017 e como pré-candidato ao Senado, o que confere credibilidade e força à sua declaração sobre a importância estratégica da linha de trem.
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Santa Rita
O município é mencionado como local de paradas do trem, com destaque para a restauração de uma estação pelo IPHAN, indicando um potencial benefício e valorização da infraestrutura local.
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Aeroporto Marechal Cunha Machado
O aeroporto é citado como referência para a localização de uma das futuras estações, sem que haja uma avaliação direta sobre o aeroporto em si.
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Maracanã
O bairro é citado como referência para a localização de uma das futuras estações, sem que haja uma avaliação direta sobre o bairro em si.
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Pedrinhas
O bairro é citado como referência para a localização de uma das futuras estações, sem que haja uma avaliação direta sobre o bairro em si.
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Estiva
O bairro é citado como referência para a localização de uma das futuras estações, sem que haja uma avaliação direta sobre o bairro em si.
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Bacabeira
O município é citado como local da primeira parada da linha de trem no continente, sem que haja uma avaliação direta sobre o município em si.
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Rosário
O município é mencionado pela restauração de sua estação pelo IPHAN, indicando um cuidado com a infraestrutura histórica e um potencial para a nova linha de trem.
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IPHAN
O Instituto é citado pela restauração da estação em Rosário, demonstrando um papel positivo na preservação e potencialização da infraestrutura ferroviária.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
A empresa é mencionada como líder do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando sua participação ativa e técnica no projeto.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
A empresa é citada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando sua participação no projeto.
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Tylin Brazil Ltda.
A empresa é citada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando sua participação no projeto.
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M Viana Sociedade de Advogados
A empresa é citada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando sua participação no projeto.
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Salvador
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Feira de Santana
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Fortaleza
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Sobral
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Brasília
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Luziânia
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Londrina
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Maringá
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Pelotas
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Rio Grande
A cidade é mencionada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão ferroviária, sem impacto direto na análise do projeto principal.
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Cariacica
A cidade é mencionada como ponto de partida de uma linha de trem de passageiros existente, sem avaliação direta no contexto do novo projeto.
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Belo Horizonte
A cidade é mencionada como destino de uma linha de trem de passageiros existente, sem avaliação direta no contexto do novo projeto.
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Parauapebas
A cidade é mencionada como destino de uma linha de trem de passageiros existente, sem avaliação direta no contexto do novo projeto.
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Vale
A mineradora é citada como operadora das linhas de trem de passageiros existentes, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa sobre suas atividades no contexto da notícia.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo em relação à proposta de uma nova linha de trem, destacando seus benefícios e a possibilidade de concretização com apoio governamental. Há otimismo quanto à viabilidade e ao impacto positivo no desenvolvimento regional.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo