A região metropolitana de São Luís (capital do Maranhão) tem potencial para implantar 53 quilômetros de rede de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) até 2054. A expansão pode...
Ler notícia completa no site do autor ↗️BNDES reacende debate sobre BRT e VLT em São Luís ao indicar potencial para esse modal na Ilha
Publicado em: Por: Maranhão Hoje
Sentimento por Entidade:
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BNDES
O BNDES é apresentado como o órgão que reacende o debate e projeta a implantação de novas redes de transporte, indicando um papel positivo e propositivo.
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BRT
O BRT é mencionado como um modal de transporte de alta capacidade com potencial para expansão, sendo visto como um componente positivo para a melhoria da mobilidade urbana.
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VLT
O VLT é citado como um modal de transporte de alta capacidade com potencial para expansão, sendo visto como um componente positivo para a melhoria da mobilidade urbana. A menção a um projeto anterior não concluído não afeta a percepção positiva do modal em si.
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São Luís
A cidade é apresentada como um local com grande potencial para a implantação de novas redes de transporte público, o que é visto de forma positiva para o desenvolvimento e a qualidade de vida.
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Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades é citado como parceiro do estudo, indicando um envolvimento institucional positivo na área de mobilidade urbana.
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Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU)
O estudo é apresentado como a base para as projeções e debates sobre mobilidade, conferindo-lhe um caráter de informação relevante e propositiva.
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Jader Filho
O ministro das Cidades é citado com uma declaração que reforça o planejamento urbano e a melhoria do transporte coletivo, com uma visão positiva e focada na qualidade de vida.
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Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)
O ITDP é mencionado como o criador do indicador PNT, o que o posiciona como uma entidade com conhecimento técnico na área, mas sem um julgamento explícito de valor no texto.
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Aloizio Mercadante
O presidente do BNDES é citado com uma declaração que enfatiza a importância do investimento em corredores de transporte eficientes para a qualidade de vida, produtividade e dinamização econômica, com uma visão positiva.
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João Castelo
O ex-prefeito é mencionado em relação a um projeto de VLT iniciado em 2012 que não foi concluído, o que é apresentado como um ponto negativo em relação a projetos anteriores de infraestrutura na cidade.
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Flávio Dino
O ex-governador é citado por não ter conseguido entregar um quilômetro de BRT após quatro anos de obras, o que representa uma crítica a um projeto anterior de infraestrutura.
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Supremo Tribunal Federal (STF)
O STF é mencionado apenas como o atual cargo de Flávio Dino, sem qualquer juízo de valor sobre o órgão em si.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre a implantação de novas redes de transporte público em São Luís, destacando os benefícios para a população e a economia. Há uma menção a projetos anteriores que não foram concluídos, mas o foco principal é no potencial futuro.
- Muito Positivo
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