País já revogou vistos de outros brasileiros Os Estados Unidos cancelaram, nesta sexta-feira (15), os vistos da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Já o próprio ministro está...
Ler notícia completa no site do autor ↗️EUA cancelam vistos da filha e da esposa do ministro Alexandre Padilha
Publicado em: Por: Maranhão Hoje
Sentimento por Entidade:
-
Alexandre Padilha
O ministro é o foco da notícia devido ao cancelamento dos vistos de sua esposa e filha, e por ter o próprio visto vencido. A menção ao programa Mais Médicos, que é o motivo do cancelamento, o associa indiretamente à controvérsia.
-
Estados Unidos
Os EUA são apresentados como o agente que toma a decisão de cancelar vistos, com uma justificativa que coloca em cheque a atuação do governo brasileiro e o programa Mais Médicos. A ação é vista como uma medida de pressão.
-
Mozart Julio Tabosa Sales
Seu visto foi cancelado pelos EUA, sendo explicitamente mencionado como um dos funcionários ligados à implementação do Mais Médicos que contribuíram para um 'esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano'.
-
Alberto Kleiman
Seu visto foi cancelado pelos EUA, sendo explicitamente mencionado como um dos funcionários ligados à implementação do Mais Médicos que contribuíram para um 'esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano'.
-
Marco Rubio
É citado como o secretário de Estado norte-americano que justifica o cancelamento dos vistos, apresentando a razão oficial dos EUA. A menção é informativa, sem um julgamento explícito sobre ele no texto.
-
Dilma Rousseff
É mencionada como a ex-presidente sob cujo governo o programa Mais Médicos foi criado em 2013. A menção é histórica e factual.
-
Organização Pan-Americana da Saúde
É citada como a entidade através da qual médicos cubanos participaram do programa Mais Médicos entre 2013 e 2018. A menção é factual e contextual.
-
Donald Trump
É mencionado como o presidente cujo governo tentou constranger países que recebem profissionais cubanos, em relação ao bloqueio econômico a Cuba. A menção é histórica e contextualiza a política externa dos EUA.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado como o presidente durante cujo governo o programa Mais Médicos mudou de nome e o acordo com a Opas foi encerrado. A menção é factual e histórica.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
É mencionado como o presidente que reformulou e ampliou o programa Mais Médicos em 2013, rebatizando-o. A menção é factual e histórica.
-
Agência Brasil
É citada como fonte da notícia e da foto, indicando a origem da informação.
-
Tânia Rego
É citada como a fotógrafa responsável pela foto que acompanha a notícia, indicando a autoria da imagem.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma notícia de cunho negativo para o ministro Alexandre Padilha e outros funcionários brasileiros, devido ao cancelamento de vistos pelos EUA. A justificativa dos EUA, ligando o programa Mais Médicos a trabalho forçado, e o contexto histórico do bloqueio a Cuba, criam um tom de tensão e crítica internacional.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo