Candidato poderá contratar instrutor autônomo O Ministério dos Transportes abre, a partir desta quinta-feira (2), uma consulta pública que pretende modificar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, segundo a pasta, prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que
Ler notícia completa no site do autor ↗️Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para se tirar CNH
Publicado em: Por: Maranhão Hoje
Sentimento por Entidade:
-
Ministério dos Transportes
O órgão é apresentado como o responsável pela iniciativa de consulta pública para modificar regras da CNH, com o objetivo de tornar o processo mais acessível e menos custoso, o que confere um tom positivo à sua atuação descrita no texto.
-
Renan Filho
O ministro é citado como o proponente da iniciativa e suas falas reforçam os benefícios da proposta (democratizar acesso, ampliar inclusão, tornar trânsito mais seguro, reduzir custos), o que é apresentado de forma muito positiva no texto.
-
Participa + Brasil
A plataforma é mencionada como o local onde a minuta do projeto ficará disponível para consulta pública, um papel neutro e informativo na narrativa.
-
Conselho Nacional de Trânsito
O conselho é mencionado como o órgão que analisará a proposta após a consulta pública, uma função processual e neutra no contexto do texto.
-
Departamentos de Trânsito
Os Detrans são citados como os responsáveis pelo credenciamento de instrutores autônomos, uma função administrativa e neutra no contexto da notícia.
-
Secretaria Nacional de Trânsito
A Senatran é mencionada como o órgão que permitirá a formação de instrutores por cursos digitais, indicando uma função processual e neutra.
-
Agência Brasil
A agência é a fonte da notícia, tendo um papel neutro.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma iniciativa do governo com o objetivo de democratizar o acesso à CNH, o que é visto de forma positiva. Há menções a problemas do modelo atual (excludente, caro, demorado) que são abordados pela nova proposta, gerando um tom predominantemente positivo, embora a neutralidade se mantenha ao descrever o processo de consulta e análise.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo