Com a obra “A (des)construção no Direito do Trabalho: impasses e desafios no Brasil contemporâneo”, advogada Regiane Madeira mostra como a reforma trabalhista de 2017 privou trabalhador…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Livro aborda mudanças substanciais no Direito Trabalhista…
Publicado em: Por: Marco Aurélio D'Eça
Sentimento por Entidade:
-
A (des)construção no Direito do Trabalho: impasses e desafios no Brasil contemporâneo
O título do livro é apresentado como o foco da análise, e o texto o descreve como uma obra que 'mostra como a reforma trabalhista de 2017 privou trabalhadores de conquistas históricas', indicando um valor positivo na sua capacidade de expor e analisar criticamente um tema relevante.
-
Regiane Madeira
A advogada é apresentada como a autora da obra crítica, demonstrando conhecimento e capacidade de análise sobre o tema. Suas opiniões são centrais para a narrativa e são expostas de forma a validar a crítica à reforma trabalhista.
-
reforma trabalhista de 2017
A reforma trabalhista de 2017 é descrita como a causa de 'mudanças substanciais', 'privou trabalhadores de conquistas históricas', 'saiu da lógica da proteção do trabalhador para uma lógica de mercado', 'princípios históricos do Direito do Trabalho foram relativizados', 'minimizou a vulnerabilidade do trabalhador', 'flexibilidade excessiva', 'enfraquecimento sindical', 'negociações coletivas fragilizadas' e 'dificuldade de acesso do trabalhador à justiça laboral'. Estes termos indicam uma forte conotação negativa.
-
OAB-MA
A OAB-MA é mencionada como o local do simpósio e lançamento do livro. A entidade não é avaliada diretamente, servindo apenas como palco para o evento, o que resulta em um sentimento neutro.
-
Regiane Carvalho Presot Madeira
É a mesma pessoa que Regiane Madeira, apresentada como a autora do livro, com suas análises e opiniões sendo centrais para a crítica à reforma trabalhista. A identificação completa reforça sua posição como fonte de análise especializada.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente crítica sobre a reforma trabalhista de 2017, destacando seus impactos negativos para os trabalhadores. A obra e a autora são apresentadas de forma positiva, mas o tema central é a desconstrução de direitos, o que confere um tom predominantemente negativo ao conteúdo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo