A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é…
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Publicado em: Por: Blog do Varão
Sentimento por Entidade:
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São Luís
A cidade é apresentada como um ponto chave para a nova linha de trem, com a proposição de quatro estações, indicando um papel central e positivo no projeto.
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Itapicurú-Mirim
O município é o destino final da linha de trem proposta, sendo visto como um ponto estratégico para a expansão do transporte, o que confere um caráter positivo à sua menção.
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TransNordestina Logística
A empresa é mencionada como operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem atribuição de julgamento positivo ou negativo.
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Consórcio Ferroviário Evtea
O consórcio é apresentado como o responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, o que lhe confere um papel técnico e neutro, mas associado a uma iniciativa de potencial positivo.
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Hilton Gonçalo
É descrito como defensor do projeto desde 2017 e pré-candidato ao Senado, com declarações positivas sobre a importância estratégica da linha de trem, o que o posiciona favoravelmente no texto.
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Santa Rita
O município é mencionado como local de origem de Hilton Gonçalo e onde o trem teria paradas, indicando uma conexão com o projeto, mas sem um destaque central.
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Senado
É mencionado como o cargo ao qual Hilton Gonçalo é pré-candidato, associando-o ao contexto político do projeto.
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Aeroporto Marechal Cunha Machado
É citado como referência de localização para uma das estações em São Luís, sem atribuição de sentimento.
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Bacabeira
O município é mencionado como local da primeira parada no continente, indicando sua inclusão no trajeto proposto.
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Rosário
A cidade é mencionada pela restauração de sua estação pelo IPHAN, o que confere um aspecto positivo e de valorização da infraestrutura existente.
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Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
O IPHAN é elogiado pela restauração da estação em Rosário, associando o órgão a uma ação positiva de preservação e valorização do patrimônio.
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Salvador
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Feira de Santana
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Fortaleza
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Sobral
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Brasília
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Luziânia
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Londrina
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Maringá
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Pelotas
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Rio Grande
A cidade é citada como parte de um estudo de viabilidade para outra conexão de passageiros, indicando sua relevância em um contexto mais amplo de expansão ferroviária.
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Cariacica
A cidade é mencionada como ponto de partida de uma linha ferroviária de passageiros existente, indicando sua participação na infraestrutura atual.
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Belo Horizonte
A cidade é mencionada como destino de uma linha ferroviária de passageiros existente, indicando sua participação na infraestrutura atual.
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Parauapebas
A cidade é mencionada como destino de uma linha ferroviária de passageiros existente, indicando sua participação na infraestrutura atual.
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Vale
A mineradora é citada como operadora de linhas ferroviárias de passageiros existentes, sem atribuição de julgamento positivo ou negativo.
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Governo Federal
O Governo Federal é apresentado como um potencial apoiador do projeto e define critérios para viabilização de novos projetos, indicando sua influência e papel decisório.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
A empresa é líder do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associando-a a uma função técnica e de planejamento para o projeto.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
A empresa faz parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associando-a a uma função técnica e de planejamento para o projeto.
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Tylin Brazil Ltda.
A empresa faz parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associando-a a uma função técnica e de planejamento para o projeto.
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M Viana Sociedade de Advogados
A sociedade de advogados faz parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associando-a a uma função técnica e de planejamento para o projeto.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo em relação ao projeto de uma nova linha de trem, destacando seus benefícios e potencial de desenvolvimento. Há otimismo quanto à viabilidade e ao impacto positivo na mobilidade e economia.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo