Foto: Jamile Ferraris/MJSP Brasília, 17/01/2024 – O ministro da Justiça e Segurança e Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, nesta sexta-feira (17), duas portarias que regulam o decreto sobre o uso da força pelos agentes. Uma delas estabelece diretrizes para orientar a atuação desses profissionais durante abordagens policiais e a outra cria o Comitê Nacional de Monitoramento...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Lewandowski regulamenta uso da força policial e cria núcleo de combate ao crime organizado
Publicado em: Por: Miguel Pinheiro
Sentimento por Entidade:
-
Ricardo Lewandowski
O ministro é retratado de forma positiva, sendo o principal responsável pela assinatura das portarias e destacado por suas falas sobre a importância das medidas para a segurança jurídica e o Estado Democrático de Direito.
-
Ministério da Justiça e Segurança Pública
O órgão é apresentado como o promotor de importantes iniciativas para a segurança pública, como a regulamentação do uso da força e a criação de um núcleo de combate ao crime organizado, além de investimentos em equipamentos e capacitação.
-
Polícia Federal
A Polícia Federal é mencionada como uma das forças de segurança cujos integrantes serão orientados pelas novas diretrizes, sem uma avaliação explícita de seu desempenho no texto.
-
Polícia Rodoviária Federal
A Polícia Rodoviária Federal é citada como uma das forças de segurança abrangidas pelas novas portarias, sem um julgamento de valor específico sobre sua atuação.
-
Polícia Penal
A Polícia Penal é listada entre as instituições cujos profissionais seguirão as novas diretrizes, sem que haja uma avaliação de sentimento explícita no texto.
-
Força Nacional
A Força Nacional é mencionada como beneficiária das novas regulamentações, sem que o texto apresente uma avaliação de sentimento específica sobre ela.
-
Força Penal Nacional
A Força Penal Nacional é incluída entre as forças de segurança cujos integrantes serão orientados pelas portarias, sem que o texto emita juízo de valor sobre sua atuação.
-
Universidade de São Paulo
A USP é mencionada positivamente por ter sido contratada para consultoria sobre o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, indicando sua expertise e colaboração em uma iniciativa importante.
-
Mario Sarrubbo
O secretário é citado por suas declarações que reforçam o objetivo de proteger a vida de policiais e da população, e de trazer segurança jurídica aos agentes, alinhando-se ao tom positivo do texto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente positivo ao detalhar a regulamentação do uso da força policial e a criação de um núcleo de combate ao crime organizado, destacando os benefícios para a segurança jurídica dos agentes e a proteção da sociedade. As iniciativas são apresentadas como passos importantes para um sistema de segurança pública alinhado ao Estado Democrático de Direito.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo