A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou proposta que assegura adaptações no formato de prova e mais tempo para alunos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos de aprendizagem. Foi aprovado o Projeto de Lei 2471/24, da deputada Clarissa Tércio (PP-PE). O texto altera a...
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Publicado em: Por: Miguel Pinheiro
Sentimento por Entidade:
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Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
A comissão aprovou uma proposta que beneficia alunos com transtornos de aprendizagem, demonstrando um papel positivo e de apoio aos direitos dessas pessoas.
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Clarissa Tércio
É a autora do projeto de lei que garante mais tempo e adaptações em provas para alunos com TDAH e dislexia, sendo apresentada de forma positiva como defensora desses direitos.
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PP-PE
Mencionado como o partido da deputada Clarissa Tércio, sem atribuição de sentimento direto, mas associado à iniciativa positiva.
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Lei 14.254/21
A lei é mencionada como base para a nova proposta, indicando um contexto de avanço legislativo em relação ao acompanhamento de alunos com necessidades específicas.
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Márcio Honaiser
O deputado atuou como relator e defendeu a aprovação do texto original, alinhando-se aos argumentos da autora e reforçando a importância da medida para a igualdade de oportunidades e inclusão.
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PDT-MA
Mencionado como o partido do deputado Márcio Honaiser, sem atribuição de sentimento direto, mas associado à iniciativa positiva.
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TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é o foco principal do projeto de lei, que busca garantir direitos e adaptações para alunos com esta condição, apresentando um contexto de necessidade e busca por inclusão.
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Exame Nacional do Ensino Médio
O ENEM é citado como um exemplo onde a medida de tempo adicional para provas já se mostrou positiva para alunos com TDAH, reforçando a validade e o benefício da proposta em discussão.
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Câmara
Mencionado como uma das casas legislativas que ainda precisam analisar o projeto, sem um julgamento de valor direto, mas parte do processo legislativo positivo.
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Senado
Mencionado como uma das casas legislativas que ainda precisam analisar o projeto, sem um julgamento de valor direto, mas parte do processo legislativo positivo.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma notícia positiva sobre a aprovação de um projeto de lei que visa garantir mais tempo e adaptações em provas para alunos com TDAH e dislexia, o que é visto como um avanço na inclusão educacional. A maioria das menções a entidades e ao projeto em si são neutras ou positivas.
- Muito Positivo
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- Negativo
- Muito Negativo