A Câmara dos Deputadosdecidiu, nesta terça-feira (28/10), pela aprovação do projeto de lei (PL) que proíbe a cobrança de taxas adicionais para embarque com malas de mão em viagens aéreas domésticas. A proposta também retoma a permissão de despacho gratuito de bagagens de 23 quilos e a marcação gratuita de assento graças a emendas aprovadas...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Câmara retoma despacho gratuito de malas e proíbe cobrança de bagagem de mão em viagens no Brasil
Publicado em: Por: Miguel Pinheiro
Sentimento por Entidade:
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é retratada de forma positiva por aprovar um projeto de lei que beneficia os consumidores, proibindo cobranças adicionais e retomando direitos. O órgão é visto como defensor dos direitos dos passageiros.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente é mencionado como o destinatário final do projeto de lei para sanção, indicando uma expectativa neutra de sua participação no processo legislativo.
-
Gol
A Gol é mencionada como uma das companhias que implementaram uma nova tarifa básica que exclui a bagagem de mão, o que é apresentado no contexto da justificativa para a tramitação rápida do projeto de lei, sugerindo uma ação que motivou a regulamentação.
-
Latam
A Latam é mencionada como uma das companhias que implementaram uma nova tarifa básica que exclui a bagagem de mão, o que é apresentado no contexto da justificativa para a tramitação rápida do projeto de lei, sugerindo uma ação que motivou a regulamentação.
-
Da Vitória
O deputado é mencionado como o autor da versão inicial do PL, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa de sua atuação no texto.
-
Neto Carletto
O relator é retratado positivamente por apresentar um relatório que contempla as viagens domésticas e justifica a proibição com base em exemplos anteriores, defendendo os direitos do consumidor.
-
Jair Bolsonaro
O ex-presidente é criticado por ter vetado, em 2022, a tentativa de restabelecer o despacho gratuito de bagagens, com a justificativa apresentada pela Presidência sendo questionada indiretamente pelo texto.
-
Hugo Motta
O presidente da Câmara é citado com declarações fortes e positivas, afirmando que a Casa não aceitará retrocessos nos direitos dos consumidores e criticando a demora na apreciação de vetos, o que o posiciona como um defensor dos passageiros.
-
Senado Federal
O Senado Federal é mencionado como o próximo passo para a aprovação do projeto de lei, indicando uma expectativa neutra sobre sua decisão, mas com a implicação de que sua aprovação seria positiva para os consumidores.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente positivo em relação à aprovação do projeto de lei que beneficia os consumidores, com críticas pontuais a práticas de companhias aéreas e a vetos anteriores. Há um sentimento de avanço nos direitos do consumidor.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
