Vista da Avenida Beira-Mar e Palácio dos Leões em São Luís Divulgação Aos 413 anos, São Luís carrega em sua história as marcas de um passado vivo, resu
Ler notícia completa no site do autor ↗️‘Ilha-mundo’: as influências étnicas globais que moldaram a identidade cultural e histórica de São Luís
Publicado em: Por: Multimidia Online
Sentimento por Entidade:
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São Luís
A cidade é apresentada como um local único, com uma identidade cultural rica e plural, tombada como Patrimônio Mundial. O texto exalta suas características e a fusão de influências.
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UNESCO
A menção ao tombamento de São Luís como Patrimônio Mundial pela UNESCO confere um selo de valor e reconhecimento internacional à cidade, o que é apresentado de forma positiva.
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g1 Maranhão
O g1 Maranhão é mencionado como o veículo que apresenta a matéria e oferece o download do aplicativo, de forma informativa e neutra.
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franceses
A influência francesa é descrita de forma mista. Embora tenham fundado a cidade, sua permanência foi curta e suas influências cotidianas são consideradas menores em comparação com outras etnias. A documentação histórica deixada é valorizada, mas o impacto cultural direto é relativizado.
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indígenas
Os povos indígenas são apresentados como os primeiros habitantes e suas contribuições são destacadas, especialmente na culinária, nos nomes de locais e no Bumba meu Boi, sendo considerados fundamentais para a identidade maranhense.
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portugueses
A influência portuguesa é descrita de forma positiva, com destaque para as heranças arquitetônicas (casarões, azulejos), a culinária e a religiosidade, que compõem traços marcantes da cidade e contribuíram para seu tombamento.
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africanos
A influência africana é apresentada de forma muito positiva, ressaltando a resistência, a preservação de tradições, a forte presença quilombola, a religiosidade (Tambor de Mina), manifestações culturais (Tambor de Crioula) e a gastronomia, elementos essenciais para a identidade cultural de São Luís.
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caribenhos
A influência caribenha é destacada principalmente pela introdução do reggae, que rendeu a São Luís o apelido de 'Jamaica Brasileira' ou 'Ilha do Reggae', sendo um ritmo popular e um símbolo de identidade cultural.
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Marcos Tadeu Nascimento
O professor é citado como especialista que fornece informações e explicações sobre as influências culturais, atuando como fonte de autoridade no texto, de forma neutra.
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Claude de Habeville
O padre é mencionado por ter publicado detalhes sobre a relação entre franceses e indígenas em 1614, contribuindo para a documentação histórica, de forma neutra.
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Luís XIII
O rei da França é mencionado apenas como a pessoa a quem o nome 'São Luís' é uma homenagem, sem qualquer juízo de valor sobre ele.
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Nossa Senhora da Vitória
A santa é mencionada no contexto da religiosidade portuguesa e sua suposta intercessão na Batalha de Guaxenduba, de forma informativa e neutra.
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IBGE
O IBGE é citado como fonte de dados sobre a população quilombola, de forma informativa e neutra.
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Pai Euclides
Pai Euclides é mencionado como um dos grandes mestres do Tambor de Mina e fundador da Casa Fanti Ashanti, como uma referência histórica para a religião, de forma neutra.
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Iphan
O Iphan é citado como o órgão que concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Bumba meu Boi, de forma informativa e neutra.
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UFMA
A UFMA é mencionada por ter um laboratório com sítios arqueológicos que mostram a conexão do Maranhão com o Caribe, de forma informativa e neutra.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão positiva e celebratória da rica e diversa identidade cultural de São Luís, destacando as contribuições de várias etnias de forma construtiva. O tom é informativo e valoriza a história e a pluralidade da cidade.
- Muito Positivo
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