O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Santa Helena, pediu, em Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, ajuizada no dia 4 de fevereiro…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Promotoria pede suspenção de direitos políticos do prefeito de Santa Helena por esquema de “servidores fantasmas”
Publicado em: Por: Neto Ferreira
Sentimento por Entidade:
-
Ministério Público do Maranhão
O MPMA é retratado como o órgão que investiga e age contra a corrupção, o que confere um tom positivo à sua atuação no contexto da reportagem.
-
Promotoria de Justiça de Santa Helena
A promotoria é apresentada como a responsável por ajuizar a ação, demonstrando sua atuação em prol da justiça e do combate à improbidade.
-
Rita de Cássia Pereira Souza
A promotora é citada como a responsável pela manifestação e pelas declarações, sendo retratada de forma positiva por sua atuação investigativa.
-
João Jorge Jinkings Pavão Filho
O prefeito é diretamente acusado de manter o pagamento de salários a servidores fantasmas e de usar a máquina pública para fins eleitoreiros, o que gera um sentimento fortemente negativo.
-
Joãozinho Pavão
Apelido do prefeito, é apresentado no mesmo contexto de graves acusações, mantendo o sentimento negativo.
-
Zezildo Almeida Júnior
O ex-gestor é acusado de manter o pagamento de salários a servidores fantasmas, evidenciada pela assinatura de documentos, o que gera um sentimento fortemente negativo.
-
Rosinelba Ferreira
A secretária de Educação é acusada de prestar informações falsas e de ter interesse no esquema, pois sua filha também é investigada, gerando um sentimento fortemente negativo.
-
Everlany Silva Corrêa
É descrita como integrante do esquema, atuando como influenciadora digital enquanto possui cargo efetivo, o que a retrata negativamente.
-
Safira Roland Dias
É mencionada como integrante do esquema, residindo e trabalhando em outra cidade como farmacêutica, o que a retrata negativamente.
-
Wariston José Lobato Dias
É citado como integrante do esquema, morando e trabalhando em outra cidade como enfermeiro, o que o retrata negativamente.
-
João Paulo Furtado Lopes
É listado como integrante do esquema, servidor lotado em uma secretaria e residente em outra cidade, o que o retrata negativamente.
-
Yane Dias Lobato
É descrita como servidora comissionada atuando como esteticista em outra cidade, o que a retrata negativamente.
-
Wedy Soares Pinheiro
É mencionada como servidora que viaja com frequência e deixa um terceiro exercendo suas funções, o que a retrata negativamente.
-
Adenrouse Ferreira Dias
É investigada como 'servidora fantasma' com dispensa de frequência autorizada pela gestão, o que a retrata negativamente.
-
Fábio Moreira de Freitas
É descrito como atuando como taxista ao invés de desempenhar suas atividades na escola em que é lotado, o que o retrata negativamente.
-
Madair Roland Dias
É mencionada como irmã de uma servidora efetiva e que a substitui em sala de aula há pelo menos dois anos, o que a retrata negativamente no contexto do esquema.
-
Yann Markus Lobato Souza
O servidor é acusado de receber vencimentos sem comparecer ao município e residir em outro estado, o que o retrata negativamente.
-
Sentimento Geral
O texto descreve um esquema de corrupção e improbidade administrativa, com pedidos de suspensão de direitos políticos e indisponibilidade de bens, gerando um sentimento geral fortemente negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
