No Brasil, ter um diploma de ensino superior faz diferença: aumenta as chances de ter um emprego e melhores salários, que chegam a mais que o dobro daqueles que têm formação até o ensino...
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Publicado em: Por: NocaSentimento por Entidade:
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Brasil
O Brasil é retratado como um país com grande potencial de aumento salarial com o ensino superior, mas que falha em realizar esse potencial devido a altas taxas de abandono, evasão e jovens NEET, além de baixos investimentos e conclusão de cursos em comparação com a média da OCDE.
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Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico
A OCDE é apresentada como a fonte de um relatório que fornece dados comparativos sobre educação, servindo como um benchmark para avaliar o desempenho do Brasil, o que é neutro em si, mas a comparação desfavorável para o Brasil confere um tom de alerta.
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OCDE
A OCDE é apresentada como a fonte de um relatório que fornece dados comparativos sobre educação, servindo como um benchmark para avaliar o desempenho do Brasil, o que é neutro em si, mas a comparação desfavorável para o Brasil confere um tom de alerta.
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Education at a Glance 2025
O relatório é o objeto central do texto, fornecendo dados e análises sobre o ensino superior. Sua menção é factual e informativa.
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Argentina
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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Bulgária
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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China
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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Croácia
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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Índia
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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Indonésia
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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Peru
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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Romênia
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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Arábia Saudita
Mencionada como um dos países que participam do relatório da OCDE, sem atribuição de sentimento específico.
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África do Sul
Citada como um país onde concluir o ensino superior proporciona um salário significativamente maior do que no Brasil, o que a coloca em um contexto de desempenho superior ao brasileiro em um indicador específico.
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Colômbia
Citada como um país onde concluir o ensino superior proporciona um salário significativamente maior do que no Brasil, o que a coloca em um contexto de desempenho superior ao brasileiro em um indicador específico.
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Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O IBGE é citado como fonte de dados sobre a porcentagem de brasileiros com ensino superior, sendo uma menção factual.
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IBGE
O IBGE é citado como fonte de dados sobre a porcentagem de brasileiros com ensino superior, sendo uma menção factual.
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Mathias Cormann
O Secretário-Geral da OCDE é citado em suas declarações sobre os desafios do ensino superior e as ações necessárias, o que é uma menção informativa e neutra em relação a ele.
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Sentimento Geral
O texto apresenta dados sobre o ensino superior no Brasil, destacando o potencial de aumento salarial, mas também apontando problemas significativos como altas taxas de abandono e evasão, além de um alto índice de jovens fora da educação e do mercado de trabalho. A comparação com países da OCDE revela deficiências brasileiras em vários indicadores, o que gera um tom predominantemente crítico e preocupado, embora haja reconhecimento do potencial de melhoria.
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