Governo reduziu o prazo para estabelecer em 35% a alíquota de importação de veículos elétricos ou híbridos desmontados e fixou cota para as empresas trazerem...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Montadoras apoiam decisão que limita importação de carros elétricos
Publicado em: Por: lnove
Sentimento por Entidade:
-
Toyota
A Toyota é mencionada como uma das montadoras que pediram ao governo para limitar as importações de veículos elétricos ou híbridos e que enviou uma carta ao presidente alegando que o pleito da BYD colocaria em risco investimentos e empregos, representando concorrência desleal.
-
General Motors
A General Motors é mencionada como uma das montadoras que pediram ao governo para limitar as importações de veículos elétricos ou híbridos e que enviou uma carta ao presidente alegando que o pleito da BYD colocaria em risco investimentos e empregos, representando concorrência desleal.
-
Volkswagen
A Volkswagen é mencionada como uma das montadoras que pediram ao governo para limitar as importações de veículos elétricos ou híbridos e que enviou uma carta ao presidente alegando que o pleito da BYD colocaria em risco investimentos e empregos, representando concorrência desleal.
-
Stellantis
A Stellantis é mencionada como uma das montadoras que pediram ao governo para limitar as importações de veículos elétricos ou híbridos e que enviou uma carta ao presidente alegando que o pleito da BYD colocaria em risco investimentos e empregos, representando concorrência desleal.
-
BYD
A BYD é apresentada como líder em carros elétricos e uma das empresas que buscavam isenção de impostos para importação. O texto relata que a empresa alegou que as montadoras brasileiras estavam chantageando o governo e usou a expressão 'dinossauros surtam' para se referir à reação delas, o que gera uma percepção de conflito e uma leve negatividade em relação à sua postura combativa.
-
Anfavea
A Anfavea é apresentada como a entidade que pediu a antecipação da elevação da alíquota de importação para 35% e cujo presidente agradeceu aos ministérios pela decisão, considerando-a 'o máximo aceitável sem colocar em risco os investimentos'. A entidade defende a entrada justa e competitiva de novos atores no mercado.
-
Igor Calvet
Igor Calvet, presidente da Anfavea, é citado agradecendo aos ministérios pela decisão e afirmando que a mudança é 'o máximo aceitável sem colocar em risco os investimentos', demonstrando satisfação com o resultado, embora não tenha sido totalmente atendido.
-
Gecex
O Gecex é apresentado como o comitê que tomou a decisão de limitar a importação de carros elétricos e híbridos, aplicando cotas adicionais. Sua ação é descrita como uma busca por adequar a política tarifária aos investimentos e trazer novas tecnologias, o que é visto de forma neutra a levemente positiva.
-
Camex
A Camex é mencionada como a câmara à qual o Gecex pertence, sendo o órgão que decidiu sobre as alíquotas de importação. Sua atuação é descrita de forma factual, sem expressar opinião explícita.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Lula é mencionado como o destinatário de uma carta enviada pelas montadoras, mas não há uma descrição de sua ação ou opinião sobre o assunto no texto.
-
Geraldo Alckimin
Geraldo Alckimin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, é citado afirmando que o resultado da política de elevação de tarifas para carros elétricos foi positivo, mencionando a abertura de fábricas por empresas como GWM e BYD, o que demonstra uma visão favorável à política implementada.
-
GWM
A GWM é mencionada como uma empresa chinesa que está abrindo fábrica no Brasil, comprando uma unidade da Mercedes-Benz, o que é apresentado como um resultado positivo da política do governo.
-
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz é mencionada como a proprietária anterior de uma fábrica que foi comprada pela GWM, sem qualquer julgamento ou ação direta relacionada ao tema principal do texto.
-
Ford
A Ford é mencionada como a proprietária anterior de uma fábrica que foi adquirida pela BYD, sem qualquer julgamento ou ação direta relacionada ao tema principal do texto.
-
Lucas Pordeus León
Lucas Pordeus León é o repórter da Agência Brasil que escreveu a matéria, sendo uma menção factual sem carga de sentimento.
-
José Cruz
José Cruz é o fotógrafo creditado pela imagem de capa, sendo uma menção factual sem carga de sentimento.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um equilíbrio entre as diferentes partes envolvidas na disputa pelo mercado de carros elétricos no Brasil, descrevendo os argumentos e as decisões tomadas de forma factual, com algumas declarações que expressam satisfação e outras que demonstram insatisfação, resultando em um sentimento geral neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo