“A classe dominante brasileira entende o Estado como dela, não é uma coisa nossa, é uma coisa dela.” A avaliação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou de evento, na capital paulista, para...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Classe dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad
Publicado em: Por: lnove
Sentimento por Entidade:
-
Fernando Haddad
O ministro é a fonte principal das declarações críticas e da análise apresentada no texto. Embora ele critique a classe dominante e a estrutura do Estado, o texto não o descreve de forma negativa, mas sim como um analista e autor de um livro. A atribuição de um sentimento levemente positivo reflete a sua posição de autoridade e a relevância de suas opiniões no contexto da notícia.
-
Estado
O Estado é retratado como um instrumento controlado pela classe dominante, entregue como indenização pela abolição da escravidão e visto como algo 'dela', não 'nossa'. A fragilidade democrática é diretamente ligada à sua estrutura e ao status quo que ele representa, indicando uma visão negativa sobre sua atuação e controle.
-
Capitalismo Superindustrial
O conceito de capitalismo superindustrial é associado a 'desigualdade e competição crescentes', 'acumulação primitiva de capital', e leva a uma 'desigualdade absoluta', 'contradição' e 'processos contraditórios'. A descrição é inerentemente negativa, focando nos seus efeitos prejudiciais sobre a sociedade.
-
Celso Rocha de Barros
Sua participação é mencionada como parte de um bate-papo e mediação, sem que suas falas ou ações sejam detalhadas ou avaliadas. Ele é um participante neutro no contexto da notícia.
-
Lilia Schwarcz
Sua participação é mencionada como mediadora do evento, sem que suas falas ou ações sejam detalhadas ou avaliadas. Ela é uma participante neutra no contexto da notícia.
-
Sesc 14 Bis
É o local onde o evento ocorreu. Não há nenhuma avaliação ou descrição que atribua sentimento a este local.
-
Forças Armadas
São mencionadas em relação a um 'acordão' que, quando posto em xeque, gera uma reação imediata. A implicação é que elas fazem parte de uma estrutura que impede contestações e que a sua intervenção ou a ameaça dela está ligada a um status quo que a democracia contesta, sugerindo um papel problemático ou conservador na dinâmica política.
-
Companhia das Letras
É a editora do livro de Haddad. Sua menção é factual e não carrega nenhum juízo de valor.
-
Agência Brasil
É a agência de notícias que produziu a matéria e as fotos. Sua menção é puramente creditícia e não carrega nenhum juízo de valor.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise crítica e pessimista sobre a estrutura de poder e a desigualdade no Brasil, com o ministro Haddad expressando preocupações sobre a fragilidade da democracia e a perpetuação de um status quo problemático. A linguagem utilizada para descrever a classe dominante e a reação a contestações é negativa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
