O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) lançou, na sexta-feira (18), o Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense do primeiro trimestre de 2025.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Maranhão mantém segunda menor taxa de desemprego do Nordeste e cria quase 8 mil empregos formais
Publicado em: Por: Olavo Sampaio
Sentimento por Entidade:
-
Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos
O instituto é apresentado como o responsável pela publicação de um boletim que analisa a economia do estado, conferindo-lhe credibilidade e relevância para a disseminação de informações econômicas.
-
Imesc
A sigla Imesc é utilizada para se referir ao Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, sendo associada à análise e divulgação de dados econômicos positivos para o estado.
-
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
A agência é citada como fonte de dados sobre a movimentação da atividade portuária, conferindo confiabilidade às informações apresentadas no texto.
-
IBGE
O IBGE é mencionado como fonte de pesquisas (PMC e PMS) que corroboram os dados de crescimento no comércio varejista e no setor de serviços, agregando valor às informações.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo, destacando a queda na taxa de desemprego, a criação de empregos formais e o crescimento em diversos setores da economia do Maranhão. A análise é baseada em dados e projeções que indicam um cenário econômico favorável para o estado.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo