Na capital maranhense, indicador que mensura o percentual da população que reside no raio de até 1 km de estações de sistemas de transporte público
Ler notícia completa no site do autor ↗️BNDES e Ministério das Cidades projetam implantar 53 km de linhas de transporte coletivo de média e alta complexidade em São Luis até 2054
Publicado em: Por: O Maranhense
Sentimento por Entidade:
-
São Luis
A cidade é retratada como um local com grande potencial para melhorias significativas em seu sistema de transporte público, o que impactará positivamente a vida de seus habitantes.
-
BNDES
O BNDES é apresentado como um agente fundamental na projeção e financiamento de melhorias na mobilidade urbana, com declarações que enfatizam o compromisso com a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico.
-
Ministério das Cidades
O Ministério é destacado por seu papel no planejamento urbano e na orientação de ações de longo prazo para tornar o transporte coletivo mais eficiente e sustentável.
-
Jader Filho
É citado como ministro que reforça a importância do planejamento urbano com dados concretos para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida da população.
-
Aloizio Mercadante
É apresentado como presidente do BNDES, destacando o investimento em corredores de transporte como política pública necessária para ampliar acesso, melhorar qualidade de vida e dinamizar a economia.
-
Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU)
O estudo é a base das projeções apresentadas, conferindo credibilidade e embasamento técnico às propostas de expansão do transporte público.
-
Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)
O ITDP é mencionado como o criador do indicador PNT, que é utilizado no estudo, mas seu papel é mais técnico e de referência do que de agente ativo nas projeções.
-
Santiago
A cidade é usada como um ponto de comparação para o indicador RTR, mostrando que São Luís, com as melhorias projetadas, superaria Santiago, mas sem um juízo de valor explícito sobre a cidade chilena.
-
Lisboa
Assim como Santiago, Lisboa é citada como ponto de comparação para o indicador RTR, indicando que São Luís projetada ficaria à frente, mas sem um julgamento direto sobre a capital portuguesa.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo ao detalhar planos de expansão do transporte público em São Luís, destacando benefícios como melhoria da qualidade de vida e dinamização econômica. As declarações dos representantes do BNDES e do Ministério das Cidades reforçam essa visão otimista.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo