Chuvas no Rio Grande do Sul impediram alcance da meta nacional
Ler notícia completa no site do autor ↗️Com 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024, Brasil não atinge meta
Publicado em: Por: O Quarto Poder
Sentimento por Entidade:
-
Brasil
O Brasil é apresentado como o local onde a meta de alfabetização não foi atingida, com um percentual de crianças alfabetizadas abaixo do esperado.
-
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
A iniciativa é mencionada como o instrumento que estabelece as metas de alfabetização, com um objetivo a longo prazo que é positivo, mas o resultado atual está abaixo do previsto.
-
Ministério da Educação
O MEC é a fonte dos dados e o órgão responsável pela iniciativa, sem uma avaliação direta de sua atuação no texto, apenas a apresentação dos resultados.
-
Camilo Santana
O ministro é citado explicando os motivos da não atingimento da meta, atribuindo parte da culpa a fatores externos (chuvas no RS) e defendendo o trabalho do ministério. Sua fala sobre a importância da educação como política de Estado é positiva.
-
Rio Grande do Sul
O estado é apontado como o principal responsável pela queda na média nacional, com um percentual de alfabetização drasticamente reduzido devido a 'calamidade' e 'chuvas', o que é apresentado de forma muito negativa.
-
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O Inep é mencionado como o responsável por definir o que é considerado alfabetizado, sem uma avaliação direta de sua atuação ou dos resultados.
-
Ceará
O Ceará é destacado como o estado com o melhor percentual de alfabetização, superando a meta estabelecida para 2030, o que é uma menção fortemente positiva.
-
Goiás
Goiás é listado entre os estados que atingiram ou se aproximaram da meta, com um percentual de 72,7%, indicando um resultado positivo.
-
Minas Gerais
Minas Gerais é listado entre os estados que atingiram ou se aproximaram da meta, com um percentual de 72,1%, indicando um resultado positivo.
-
Espírito Santo
Espírito Santo é listado entre os estados que atingiram ou se aproximaram da meta, com um percentual de 71,7%, indicando um resultado positivo.
-
Paraná
Paraná é listado entre os estados que atingiram ou se aproximaram da meta, com um percentual de 70,4%, indicando um resultado positivo.
-
Amazonas
O Amazonas é listado entre os estados com menos da metade das crianças alfabetizadas, com um percentual de 49,2%, indicando um resultado negativo.
-
Alagoas
Alagoas é listado entre os estados com menos da metade das crianças alfabetizadas, com um percentual de 48,6%, indicando um resultado negativo.
-
Pará
O Pará é listado entre os estados com menos da metade das crianças alfabetizadas, com um percentual de 48,2%, indicando um resultado negativo.
-
Amapá
O Amapá é listado entre os estados com menos da metade das crianças alfabetizadas, com um percentual de 46,6%, indicando um resultado negativo.
-
Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é listado entre os estados com menos da metade das crianças alfabetizadas, com um percentual de 39,3%, indicando um resultado negativo.
-
Sergipe
Sergipe é listado entre os estados com menos da metade das crianças alfabetizadas, com um percentual de 38,4%, indicando um resultado negativo.
-
Bahia
A Bahia é listada entre os estados com menos da metade das crianças alfabetizadas, com um percentual de 36%, indicando um resultado negativo.
-
Kátia Schweickardt
A secretária é citada destacando as características e complexidades dos estados com baixos índices e o monitoramento do MEC, sem uma avaliação direta de sua atuação.
-
Roraima
Roraima é mencionado como o único estado que não participou do levantamento em 2024, sem uma avaliação de desempenho.
-
AgênciaBrasil
AgênciaBrasil é a fonte da notícia, não havendo avaliação de sentimento sobre ela.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um resultado negativo em relação à meta de alfabetização infantil, destacando a não conformidade com os objetivos estabelecidos. A menção a estados com baixos índices e a queda em um deles contribui para o tom geral.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo