Medida é prioridade do Ministério dos Transportes, mas enfrenta resistência das autoescolas. A expectativa da pasta é que a nova norma entre em vigor já em novembro
Ler notícia completa no site do autor ↗️Lula autoriza fim da obrigatoriedade de autoescola para emissão de CNH
Publicado em: Por: O Quarto Poder
Sentimento por Entidade:
-
Lula
O presidente é retratado como o autorizador da medida, com um tom positivo implícito na ação de "autorizar" e "avançar com o projeto", que visa benefícios como redução de custos e formalização.
-
Ministério dos Transportes
O órgão é apresentado como o condutor da proposta e o principal beneficiário da ação presidencial, com expectativas positivas sobre a nova norma e seus objetivos de formalização e redução de custos.
-
Renan Filho
O ministro é citado como o condutor da proposta e suas falas são apresentadas de forma a justificar a medida, destacando seus objetivos de justiça social, desburocratização e redução de custos, o que confere um tom positivo à sua atuação no texto.
-
Conselho Nacional de Trânsito
O Contran é mencionado em relação a uma resolução atual que exige aulas em autoescolas, sendo a base da regra que agora será derrubada. A menção é factual, mas a resolução em si é o ponto de partida para a mudança proposta, que é apresentada como positiva.
-
Detrans
Os Detrans são mencionados como os órgãos que continuarão aplicando as provas teóricas e práticas, o que é uma informação factual e neutra sobre a continuidade de suas funções.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma notícia sobre uma decisão governamental com potencial impacto social e econômico. O tom é majoritariamente informativo, com citações diretas dos envolvidos, mas também aponta para a resistência de um setor, o que equilibra o sentimento para perto do neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
