Entre os PLs de saúde, 26% foram considerados como sobreposição
Ler notícia completa no site do autor ↗️Mais de um terço dos projetos apresentados em 2024 se sobrepõem
Publicado em: Por: O SegundoSentimento por Entidade:
-
Instituto de Estudos para Políticas da Saúde (IEPS)
O IEPS é apresentado como o autor de um estudo relevante ('Radar Político da Saúde') que fornece dados e análises sobre projetos de lei na área da saúde, o que confere uma conotação neutra a positiva à sua atuação.
-
Júlia Pereira
Júlia Pereira é citada como gerente de relações institucionais do IEPS e suas falas explicam e contextualizam os achados do estudo, conferindo-lhe um papel informativo e de especialista, com uma conotação neutra.
-
Congresso Nacional
O Congresso Nacional é criticado indiretamente pelo estudo, que aponta o excesso de propostas e a dificuldade em desempenhar um papel de protagonista no aprimoramento da saúde pública devido à quantidade de proposições. A menção à Lei 8.080 e à pandemia de COVID-19, contudo, traz um contraponto histórico positivo, resultando em um sentimento geral próximo ao neutro, mas com viés de crítica à atuação recente.
-
Sistema Único de Saúde (SUS)
O SUS é mencionado como exemplo de política pública consolidada que necessita de integração e aprimoramento, e o estudo aponta a falta de fortalecimento estrutural de suas políticas. A menção à Lei 8.080 como criação do SUS, feita por Júlia Pereira, confere um tom de importância histórica e relevância, o que resulta em um sentimento neutro a levemente positivo.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão crítica sobre a qualidade e a eficácia dos projetos de lei apresentados em 2024, destacando sobreposições, conflitos com normas existentes e falta de foco em aprimoramentos estruturais e grupos minoritários. A análise aponta para ineficiência e desperdício de recursos, gerando um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo