Treze estados e o Distrito Federal tiveram crescimento proporcional maior que o da economia brasileira em 2023. Desses, oito foram empurrados principalmente pela atividade agropecuária: Acre, Mato Grosso do...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Agropecuária ajudou oito estados a crescerem mais que o Brasil em 2023
Publicado em: Por: O Segundo
Sentimento por Entidade:
-
Brasil
O Brasil é mencionado como referência para o crescimento econômico nacional, com dados de PIB apresentados de forma neutra.
-
Acre
O Acre é destacado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária, com a maior expansão de PIB listada (14,7%).
-
Mato Grosso do Sul
O Mato Grosso do Sul é mencionado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária (13,4%).
-
Mato Grosso
O Mato Grosso é destacado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária (12,9%), e por ser o estado que mais cresceu em participação no PIB nacional nas últimas duas décadas.
-
Tocantins
O Tocantins é mencionado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária (7,9%), e por superar a marca de 4% de crescimento médio anual no período de 2002 a 2023.
-
Goiás
Goiás é mencionado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária (4,8%).
-
Paraná
O Paraná é mencionado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária (4,3%).
-
Roraima
Roraima é mencionado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária (4,2%), e por superar a marca de 4% de crescimento médio anual no período de 2002 a 2023.
-
Minas Gerais
Minas Gerais é mencionado positivamente por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023, impulsionado pela agropecuária (3,4%).
-
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é mencionado por ter tido um crescimento de PIB maior que o do Brasil (5,7%), impulsionado pela indústria de óleo e gás, mas também é citado com um dos menores resultados de crescimento médio anual nas últimas duas décadas (1,6%) e por perder participação no PIB nacional.
-
Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é mencionado por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023 (4,2%).
-
Maranhão
O Maranhão é mencionado por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023 (3,6%).
-
Alagoas
Alagoas é mencionado por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023 (3,5%).
-
Espírito Santo
Espírito Santo é mencionado por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023 (3,4%).
-
Distrito Federal
O Distrito Federal é mencionado por ter tido um crescimento proporcional maior que o do Brasil em 2023 (3,3%), impulsionado por atividades financeiras e administração pública.
-
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O IBGE é apresentado como a fonte das informações, com suas divulgações tratadas de forma neutra e informativa.
-
São Paulo
São Paulo é mencionado como o estado com maior participação no PIB nacional, mas seu crescimento em 2023 foi de apenas 1,4%, sendo a terceira menor expansão, e sua participação no PIB nacional diminuiu de 2002 para 2023.
-
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é mencionado por ter uma das menores expansões de PIB em 2023 (1,3%) e por ter um dos menores resultados de crescimento médio anual nas últimas duas décadas (1,4%), com recuos na indústria de transformação.
-
Rondônia
Rondônia é mencionada por ter uma das menores expansões de PIB em 2023 (1,3%).
-
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste é destacada positivamente por ter apresentado uma expansão econômica superior ao dobro da nacional em 2023 (7,6%).
-
Norte
A região Norte é mencionada com um crescimento econômico de 2,9% em 2023.
-
Nordeste
A região Nordeste é mencionada com um crescimento econômico de 2,9% em 2023.
-
Sudeste
A região Sudeste é mencionada com um crescimento econômico de 2,7% em 2023.
-
Sul
A região Sul é mencionada com um crescimento econômico de 2,6% em 2023.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados econômicos de forma factual e informativa, com um tom predominantemente neutro. Há um viés positivo ao destacar o crescimento impulsionado pelo agronegócio e por alguns estados, mas a análise é equilibrada ao mencionar a participação no PIB nacional e o desempenho de outros estados.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
