Com o programa, a Uema tem estabelecido novos relacionamentos entre os saberes e historicidades dos povos e comunidades tradicionais e o conhecimen...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Maranhão na COP30 – Estado se posiciona como referência em educação inclusiva na Amazônia Legal
Publicado em: Por: O Segundo
Sentimento por Entidade:
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Maranhão
O estado é apresentado como referência em educação inclusiva, com uma experiência exitosa sendo destacada em um evento internacional.
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COP30
A conferência é o palco onde a iniciativa maranhense é apresentada, conferindo relevância e visibilidade ao evento como plataforma de exposição de boas práticas.
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Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos)
O programa é o foco central do texto e é descrito com termos como 'experiência exitosa', 'objetivo central', 'demanda histórica', 'novos relacionamentos', 'investido em cursos superiores', 'ganho muito grande', 'projeto muito importante', indicando grande sucesso e valor.
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Belém
A cidade é mencionada como o local de realização da COP30, um contexto neutro para a cidade em si, mas importante para o evento.
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Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
A Uema é apresentada como a instituição que implementou e gerencia o programa Proetnos, sendo elogiada por seus investimentos e pela criação de licenciaturas específicas.
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Marivânia Furtado
É citada como coordenadora do Proetnos e suas falas reforçam a importância e os objetivos do programa, com uma visão clara sobre a necessidade de integração e contextualização.
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Lígia Tchaicka
É citada como coordenadora do Núcleo de Tecnologias para a Educação da Uema e suas falas destacam a importância da participação maranhense na COP30 e o uso do patrimônio biocultural e conhecimento tradicional aliado ao científico.
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Cintia Guajajara
É citada como secretária adjunta de Educação Escolar Indígena do Maranhão e suas falas reforçam a importância do apoio institucional e do programa para as comunidades indígenas, destacando o ganho para a educação escolar indígena.
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Goiânia
A cidade é mencionada como um local onde professores indígenas do Maranhão buscam qualificações, em um contexto informativo e neutro.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma iniciativa educacional do governo do Maranhão de forma muito positiva, destacando seus sucessos e importância. A linguagem utilizada é predominantemente elogiosa, com citações de participantes que reforçam o valor do programa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
