Gestão estadual participou de encontro com representantes da região amazônica para discutir os avanços da educação profissional voltada à sustentab...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Maranhão na COP30 – Universidades e rede pública de ensino do estado apresentam contribuições para enfrentamento à crise climática
Publicado em: Por: O Segundo
Sentimento por Entidade:
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COP30
A COP30 é apresentada como o palco principal para discussões e apresentações de estratégias sobre mudanças climáticas, conferindo-lhe um papel central e positivo no contexto do texto.
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governo do Maranhão
O governo do Maranhão é retratado como um agente ativo e propositivo na COP30, participando de painéis importantes e apresentando experiências bem-sucedidas em educação profissional e tecnológica, o que gera uma percepção fortemente positiva.
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Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc)
A Seduc é destacada por intermediar um painel relevante na COP30 e por suas parcerias com o MEC, mostrando seu papel ativo na promoção da educação ambiental e profissional, o que confere uma conotação positiva.
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Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
A Uema é apresentada como uma instituição que desenvolve pesquisas e programas relevantes para o combate às mudanças climáticas e para a sustentabilidade, com destaque para as contribuições de seu reitor, o que gera uma visão positiva.
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Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul)
A Uemasul é elogiada por suas ações voltadas para comunidades indígenas e pela inclusão de alunos desse grupo, com ênfase nas iniciativas da reitora, o que resulta em uma percepção positiva.
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Universidade do Estado do Pará (UEPA)
A UEPA é mencionada como participante de um painel, sem detalhes específicos sobre suas contribuições, o que a coloca em um contexto neutro a levemente positivo pela participação.
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Universidade Federal do Pará (UFPA)
A UFPA é mencionada como participante de um painel, sem detalhes específicos sobre suas contribuições, o que a coloca em um contexto neutro a levemente positivo pela participação.
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Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
A UNITINS é mencionada como participante de um painel, sem detalhes específicos sobre suas contribuições, o que a coloca em um contexto neutro a levemente positivo pela participação.
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Yalchin Rafiyev
Yalchin Rafiyev é mencionado como vice-ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão e participante de um painel, sem que suas falas ou ações sejam descritas de forma a gerar um sentimento específico, resultando em uma avaliação neutra a levemente positiva pela sua presença.
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Walter Canales
Walter Canales, reitor da Uema, é retratado positivamente ao apresentar as ações e pesquisas da universidade voltadas para o meio ambiente e as mudanças climáticas, com suas falas reforçando o compromisso da instituição.
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Luciléa Gonçalves
Luciléa Gonçalves, reitora da Uemasul, é destacada por enfatizar as ações importantes da universidade junto a comunidades indígenas, o que confere uma forte conotação positiva à sua atuação e à da instituição.
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Ministério da Educação (MEC)
O MEC é apresentado como parceiro da Seduc em discussões sobre o Pronatec Bioeconomia, indicando um papel colaborativo e relevante na promoção da educação profissional, o que é visto de forma positiva.
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Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Bioeconomia
O Pronatec Bioeconomia é descrito como um programa com impactos positivos, desafios e perspectivas, especialmente na Amazônia Legal, contribuindo para o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis e geração de emprego e renda, o que lhe confere uma avaliação positiva.
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Delmar Matias
Delmar Matias, secretário adjunto da Seduc, é apresentado como representante do Maranhão em discussões importantes sobre educação profissional e tecnológica voltada para a bioeconomia, ressaltando a experiência do estado, o que gera uma percepção positiva.
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Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC)
A Setec/MEC é mencionada como promotora de discussões sobre o Pronatec Bioeconomia, indicando seu papel na articulação e desenvolvimento de políticas de educação profissional, o que é visto de forma positiva.
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UNAMAZ
A UNAMAZ é mencionada como o local onde ocorreu uma discussão promovida pela Setec/MEC, sendo um palco neutro para o evento.
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Marcelo Bregagnoli
Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, é citado positivamente ao destacar a política nacional de educação profissional e tecnológica e o exemplo do Maranhão, enfatizando emprego, renda e qualidade de vida.
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Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema)
O Iema de Tutóia é destacado por desenvolver um projeto inovador de combustível sólido com cascas de coco e serragem, promovendo protagonismo juvenil, renda, reciclagem e educação ambiental, o que gera uma forte percepção positiva.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre as ações e contribuições do Maranhão e suas instituições na COP30, destacando iniciativas inovadoras e o engajamento em prol do meio ambiente e da educação. Há um tom de otimismo e reconhecimento das conquistas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
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