Os Estados Unidos cancelaram, nesta sexta-feira (15), os vistos da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Já o próprio ministro está com o visto vencido desde 2024, portanto, não é passível de cancelamento. Nesta semana, o Departamento de Estado dos Estados Unidos revogou os vistos de funcionários do...
Ler notícia completa no site do autor ↗️EUA cancelam vistos da filha e da esposa do ministro Alexandre Padilha
Publicado em: Por: Bruno Coelho
Sentimento por Entidade:
-
Alexandre Padilha
O ministro tem seus vistos de familiares cancelados pelos EUA e seu próprio visto está vencido, com a justificativa de ligação a um 'esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano' através do programa Mais Médicos. A menção a ele está diretamente ligada a uma ação negativa dos EUA.
-
Estados Unidos
Os Estados Unidos são apresentados como o agente que toma a ação de cancelar vistos, com uma justificativa clara para tal. A descrição é factual, sem juízo de valor explícito sobre a ação em si, mas a ação é de impacto negativo para os brasileiros mencionados.
-
Mozart Julio Tabosa Sales
Teve seu visto revogado pelos EUA sob a alegação de contribuição para um 'esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano'.
-
Alberto Kleiman
Teve seu visto revogado pelos EUA sob a alegação de contribuição para um 'esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano'.
-
Marco Rubio
É o secretário de Estado norte-americano que justifica o cancelamento dos vistos, apresentando a razão para a ação. A menção é factual e atribui a ele a declaração.
-
Dilma Rousseff
É mencionada como a ex-presidente sob cujo governo o programa Mais Médicos foi criado em 2013. A menção é histórica e factual.
-
Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)
É mencionada como a entidade com a qual Cuba mantinha cooperação para o programa Mais Médicos entre 2013 e 2018. A menção é factual e histórica.
-
Donald Trump
É mencionado como o presidente cujo governo tentou constranger países que recebem profissionais cubanos. A menção é factual e histórica, ligada à política de bloqueio a Cuba.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado como o presidente durante cujo governo o programa Mais Médicos mudou de nome e o acordo com a Opas foi encerrado. A menção é factual e histórica.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
É mencionado como o presidente que reformulou e ampliou o programa Mais Médicos em 2013. A menção é factual e histórica.
-
Governo Brasileiro
É mencionado como o governo cujos funcionários tiveram vistos cancelados pelos EUA, associando-os a práticas questionáveis. A associação com a ação dos EUA confere um tom levemente negativo.
-
Ministério da Saúde de Cuba
É citado como a fonte de dados sobre a atuação de médicos cubanos em outros países. A menção é factual.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma notícia de cunho negativo para o ministro Alexandre Padilha e outros funcionários do governo brasileiro, com o cancelamento de vistos por parte dos EUA, associando-os a um esquema de trabalho forçado. A narrativa é predominantemente factual, mas a ação dos EUA e a justificativa apresentada geram um tom de crítica implícita ao programa Mais Médicos e aos envolvidos.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo