Deputados e senadores de oposição pernoitaram nos plenários da Câmara e do Senado, na madrugada desta quarta-feira (6), para manter a ocupação das mesas diretoras das Casas, inviabilizando a retomada dos trabalhos legislativos. Às 6 horas da manhã de hoje, os parlamentares se revezaram, saindo os que passaram a noite no Congresso Nacional. Os parlamentares,...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Oposição pernoita nos plenários do Congresso para impedir trabalhos
Publicado em: Por: Bruno Coelho
Sentimento por Entidade:
-
Jair Bolsonaro
O ex-presidente é o motivo central do protesto da oposição, com sua prisão domiciliar sendo o gatilho para a ação. O texto menciona acusações contra ele e a negação destas, mas o contexto principal é negativo devido à sua situação legal.
-
Hugo Motta
O presidente da Câmara é retratado como alguém que cancelou sessões e convocou reuniões para resolver o impasse, buscando o entendimento. Sua fala é neutra, focada na função institucional.
-
Davi Alcolumbre
O presidente do Senado descreve a ocupação como 'inusitada e alheia aos princípios democráticos' e pede serenidade e cooperação. Sua postura é institucional e busca a resolução do conflito, sem expressar um julgamento de valor forte sobre a oposição em si, mas sobre a ação.
-
Partido Liberal (PL)
O partido é mencionado como a maioria dos parlamentares que realizam a ocupação, associando-o à ação de protesto e obstrução, que é vista negativamente por outros grupos.
-
Alexandre de Moraes
O ministro do STF é mencionado como alvo de pedido de impeachment pela oposição e como relator da ação contra Bolsonaro. A menção é factual, mas o contexto de ser alvo de pedidos de impeachment e investigação pode ser visto como levemente negativo.
-
Flávio Bolsonaro
O senador é citado como um dos que passou a noite no plenário e tem uma fala direta sobre o protesto. A citação é para ilustrar a ação da oposição, sem juízo de valor explícito sobre ele.
-
Lindbergh Farias
O deputado é citado por considerar a ocupação inadmissível e semelhante ao 8 de janeiro, criticando a ação da oposição e defendendo a votação de projetos importantes. Sua fala é de crítica à oposição, o que o coloca em uma posição de defesa de pautas governistas, mas sua fala é mais de indignação com a obstrução.
-
Câmara
A Câmara é o palco da ocupação e da paralisação dos trabalhos, o que gera um sentimento negativo em relação à sua funcionalidade no contexto descrito.
-
Senado
O Senado, assim como a Câmara, é afetado pela ocupação e paralisação dos trabalhos legislativos, gerando um sentimento negativo sobre sua operação.
-
Supremo Tribunal Federal (STF)
O STF é mencionado no contexto da ação contra Bolsonaro e do pedido de impeachment de um de seus ministros. A menção é institucional e factual, sem carregar um sentimento direto.
-
Governo Lula
O governo Lula é mencionado como o responsável pela medida provisória que isenta de IR quem recebe até dois salários mínimos, uma pauta defendida pelo governo e que está sendo impedida de ser votada pela oposição.
-
Sentimento Geral
O texto descreve uma ação de obstrução dos trabalhos legislativos pela oposição, gerando reações negativas de parlamentares da base governista e dos presidentes das Casas. A atmosfera geral é de conflito e impasse.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo