A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ) decidiu, por votação simbólica, suspender a tramitação de uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). Agora, a decisão final será do plenário. A ação contra o deputado é do senador licenciado Vanderlan Cardoso (PSD-GO), após vídeo publicado...
Ler notícia completa no site do autor ↗️CCJ da Câmara suspende ação penal no STF contra deputado Gayer
Publicado em: Por: Bruno Coelho
Sentimento por Entidade:
-
Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados
O órgão é apresentado como o responsável pela decisão de suspender a ação penal, sem julgamento de valor sobre sua atuação.
-
Câmara dos Deputados
A Câmara é mencionada como o órgão onde a iniciativa de sustação de ação penal deve ser deliberada, de forma factual.
-
Gustavo Gayer
O deputado é o centro da notícia, sendo o alvo da ação penal suspensa. A descrição de suas críticas como 'linguagem inadequada, grosseira e deselegante' é mitigada pela proteção da inviolabilidade parlamentar, conferindo um leve tom positivo à sua situação no contexto da decisão.
-
PL
O partido é mencionado como o proponente do pedido de sustação da ação penal, de forma factual.
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é mencionado como o órgão onde a ação penal tramitava e que receberá a decisão final sobre a suspensão, de forma factual.
-
Vanderlan Cardoso
O senador licenciado é quem move a ação penal contra Gayer. O fato de ter sido alvo de críticas com xingamentos e de ter tido sua queixa-crime recebida pelo STF, mas agora ter o processo suspenso, confere um leve tom negativo à sua posição no contexto da notícia.
-
Instagram
A rede social é mencionada como o local onde o vídeo com as críticas foi publicado, de forma factual.
-
Rodrigo Pacheco
O ex-presidente do Senado é mencionado como um dos alvos das críticas de Gayer, sem que haja um julgamento de valor sobre ele no texto.
-
Davi Alcolumbre
O atual presidente do Senado é mencionado como um dos alvos das críticas de Gayer, sem que haja um julgamento de valor sobre ele no texto.
-
Zé Haroldo Cathedral
O deputado relator na CCJ defendeu a liberdade de expressão e a inviolabilidade parlamentar de Gayer, argumentando a favor da suspensão da ação penal. Sua argumentação, que levou à decisão, confere um leve tom positivo à sua atuação no contexto.
-
Alexandre de Moraes
O ministro é mencionado como o relator do processo no STF, de forma factual.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta os fatos de forma neutra, descrevendo uma decisão da CCJ e os argumentos envolvidos, sem expressar juízo de valor sobre os envolvidos ou o processo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo