O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para derrubar decisão que autorizava enfermeiros a participarem de procedimentos de interrupção da gravidez, em casos de aborto legal. Até o momento, sete ministros votaram para “não manter a liminar” do ministro Luís Roberto Barroso, que havia autorizado esses profissionais a atuarem nos procedimentos de aborto permitido pelo...
Ler notícia completa no site do autor ↗️STF forma maioria contra enfermeiros em procedimentos de aborto legal
Publicado em: Por: Bruno Coelho
Sentimento por Entidade:
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é retratado como o órgão que formou maioria para derrubar uma decisão que autorizava enfermeiros em procedimentos de aborto legal, o que é apresentado de forma negativa no contexto do texto.
-
Luís Roberto Barroso
Barroso é mencionado como o ministro que concedeu a liminar autorizando enfermeiros, uma ação que, embora derrubada pela maioria, é apresentada como um avanço inicial. Seu voto é o ponto de partida da decisão em pauta.
-
Gilmar Mendes
Gilmar Mendes é citado como o ministro que iniciou a divergência ao voto de Barroso, o que, no contexto da formação de maioria contra a liminar, o posiciona como parte da decisão restritiva.
-
Cristiano Zanin
Zanin acompanhou o voto de Gilmar Mendes que divergiu de Barroso, posicionando-o na corrente que restringe a atuação de enfermeiros.
-
Flávio Dino
Dino acompanhou o voto de Gilmar Mendes que divergiu de Barroso, posicionando-o na corrente que restringe a atuação de enfermeiros.
-
Nunes Marques
Marques acompanhou o voto de Gilmar Mendes que divergiu de Barroso, posicionando-o na corrente que restringe a atuação de enfermeiros.
-
André Mendonça
Mendonça acompanhou o voto de Gilmar Mendes que divergiu de Barroso, posicionando-o na corrente que restringe a atuação de enfermeiros.
-
Alexandre de Moraes
Moraes acompanhou o voto de Gilmar Mendes que divergiu de Barroso, posicionando-o na corrente que restringe a atuação de enfermeiros.
-
Dias Toffoli
Toffoli acompanhou o voto de Gilmar Mendes que divergiu de Barroso, posicionando-o na corrente que restringe a atuação de enfermeiros.
-
Sociedade Brasileira de Bioética
A entidade é mencionada como uma das que pedem o reconhecimento da violação de direitos fundamentais, o que a posiciona em defesa de uma causa considerada positiva no contexto da notícia.
-
Associação Brasileira de Saúde Coletiva
A associação é citada como uma das que pedem o reconhecimento da violação de direitos fundamentais, o que a posiciona em defesa de uma causa considerada positiva no contexto da notícia.
-
Associações de enfermagem
As associações são mencionadas como solicitantes para que outros profissionais de saúde, além de médicos, possam atuar nos procedimentos, o que as posiciona em defesa de uma causa considerada positiva no contexto da notícia.
-
Partido Socialismo e Liberdade
O PSOL é citado como solicitante para que outros profissionais de saúde, além de médicos, possam atuar nos procedimentos, o que o posiciona em defesa de uma causa considerada positiva no contexto da notícia.
-
Sentimento Geral
O texto descreve uma decisão do STF que restringe a atuação de enfermeiros em procedimentos de aborto legal, o que é percebido como um retrocesso em termos de acesso à saúde e direitos. A formação de maioria contra uma decisão anterior que ampliava o acesso gera um sentimento geral de negatividade.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo