O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (15) suspender leis que proibiram o ensino de matérias sobre identidade de gênero e orientação sexual nos municípios de Tubarão (SC), Petrolina e Garanhuns, em Pernambuco. A decisão foi tomada a partir do julgamento de duas ações protocoladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo PSOL. As...
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Publicado em: Por: Bruno Coelho
Sentimento por Entidade:
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Supremo Tribunal Federal
O STF é apresentado como o órgão que tomou a decisão de suspender as leis, o que, no contexto do texto, é visto como um avanço na proteção de direitos, conferindo um leve tom positivo à sua ação.
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Procuradoria-Geral da República
A PGR é mencionada como uma das entidades que protocolou ações que levaram à decisão do STF, sem que haja juízo de valor explícito sobre sua atuação.
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PSOL
O PSOL é citado como um dos partidos que protocolou ações que levaram à decisão do STF, sem um juízo de valor explícito sobre sua atuação.
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Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes é apresentado defendendo o combate ao discurso de ódio e a educação contra a discriminação, com citações diretas que reforçam a importância de não esconder a realidade sobre identidade de gênero. Sua posição é claramente favorável à inclusão e à informação, gerando um forte sentimento positivo.
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Flávio Dino
O ministro Flávio Dino é retratado argumentando a favor da mudança cultural e da competência federal para tratar de educação, o que reforça a visão de que a educação deve ser inclusiva e plural. Sua argumentação é apresentada de forma positiva.
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Nunes Marques
O ministro Nunes Marques acompanhou a maioria, mas ponderou sobre a idade dos alunos. Sua posição é apresentada de forma equilibrada, sem um viés claramente positivo ou negativo, mas com uma ressalva que o afasta de um apoio irrestrito, mantendo-o próximo do neutro.
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Grupo Arco-Íris
O Grupo Arco-Íris é apresentado como um dos principais grupos do movimento LGBTIQIA+ que participou do julgamento e citou a recorrente proibição do ensino de gênero. Sua participação e sua visão sobre o problema são apresentadas de forma a reforçar a necessidade de debate e inclusão.
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Carlos Nicodemos
O advogado Carlos Nicodemos é citado defendendo o direito à proteção contra discriminação e a liberdade de cátedra, com uma visão plural e inclusiva da educação. Suas declarações são apresentadas de forma positiva, reforçando os argumentos a favor da diversidade.
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Tubarão
Tubarão é mencionado como um dos municípios cujas leis de proibição do ensino de gênero foram suspensas. A menção é feita em um contexto de restrição, o que confere um sentimento negativo à sua ação específica descrita no texto.
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Petrolina
Petrolina é mencionada como um dos municípios cujas leis de proibição do ensino de gênero foram suspensas, inclusive com a proibição de livros. A menção é feita em um contexto de restrição, o que confere um sentimento negativo à sua ação específica descrita no texto.
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Garanhuns
Garanhuns é mencionada como um dos municípios cujas leis de proibição do ensino de gênero foram suspensas. A menção é feita em um contexto de restrição, o que confere um sentimento negativo à sua ação específica descrita no texto.
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LGBTIQIA+
O termo é usado em um contexto de defesa contra o discurso de ódio e pela inclusão, sendo associado a direitos e à necessidade de educação contra discriminação. A forma como é abordado no texto confere um forte sentimento positivo.
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A LDB é mencionada como a lei que rege o ato de ensinar e aprender, em um argumento sobre a competência federal para tratar de assuntos educacionais. A menção é factual e não carrega um juízo de valor explícito.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente neutro, descrevendo uma decisão judicial e os argumentos de seus participantes. Há um leve viés positivo devido à suspensão de leis consideradas restritivas e à defesa da diversidade e inclusão, mas a neutralidade na apresentação dos fatos e argumentos prevalece.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo