O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quinta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer para garantir a suspensão da Lei 19.722 de 2026 de Santa Catarina, que proibiu a reserva de cotas raciais para ingresso de estudantes em instituições de ensino que recebem verbas públicas do estado. Aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador...
Ler notícia completa no site do autor ↗️PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais
Publicado em: Por: Bruno Coelho
Sentimento por Entidade:
-
Paulo Gonet
O procurador-geral da República é apresentado como o agente que pede a suspensão da lei, uma ação que, no contexto da notícia, é vista como a busca pela manutenção de políticas de inclusão. Sua ação é descrita de forma factual, sem julgamento de valor explícito, mas a iniciativa em si é positiva para a manutenção das cotas.
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é o órgão onde o parecer é enviado e que tem a palavra final sobre a questão. Sua menção está ligada à resolução de um conflito legal sobre cotas, o que, no contexto da notícia, é uma posição neutra, mas a expectativa é que ele valide as cotas.
-
Lei 19.722 de 2026
A lei é o objeto da ação judicial e sua proibição de cotas raciais é o ponto central da crítica e do pedido de suspensão, o que confere um sentimento negativo à sua menção. O texto a descreve como algo a ser suspenso e que gera efeitos jurídicos negativos.
-
Santa Catarina
O estado é o local onde a lei foi aprovada e sancionada. A menção é factual, mas a lei em questão é o foco negativo, o que pode gerar uma associação levemente negativa com o local no contexto específico da notícia.
-
Jorginho Melo
O governador sancionou a lei que proibiu as cotas raciais. Sua ação é apresentada como parte do processo que levou à lei contestada, o que lhe confere um sentimento negativo no contexto da notícia, pois ele é associado à proibição.
-
Tribunal de Justiça de Santa Catarina
O TJSC concedeu uma liminar suspendendo a lei, o que é uma ação neutra no contexto geral da notícia, pois apenas relata um fato jurídico anterior à análise do STF.
-
Ordem dos Advogados do Brasil
A OAB é mencionada como uma das entidades que questionam a proibição das cotas no STF. Sua participação em um questionamento contra a lei é vista como uma ação positiva no contexto da manutenção das cotas.
-
PSOL
O PSOL é mencionado como uma das entidades que questionam a proibição das cotas no STF. Sua participação em um questionamento contra a lei é vista como uma ação positiva no contexto da manutenção das cotas.
-
União Nacional dos Estudantes
A UNE é mencionada como uma das entidades que questionam a proibição das cotas no STF. Sua participação em um questionamento contra a lei é vista como uma ação positiva no contexto da manutenção das cotas.
-
Educafro
A Educafro é mencionada como uma das entidades que questionam a proibição das cotas no STF. Sua participação em um questionamento contra a lei é vista como uma ação positiva no contexto da manutenção das cotas.
-
Gilmar Mendes
O ministro é o relator do caso no STF. Sua menção é puramente factual, sem qualquer indicação de sua posição ou ação específica no texto, portanto, o sentimento é neutro.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente neutro ao relatar um processo legal e político. Há uma leve inclinação negativa devido à natureza da notícia, que trata da suspensão de uma lei considerada restritiva em relação a cotas raciais, mas a linguagem utilizada é objetiva e informativa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
