"Ajudante Digital, tenho 82 anos e não consigo entrar no aplicativo Meu INSS. Fica pedindo pra usar uma tal conta gov.br. O que faço?" Essa pergunta abre o episódio de estreia da terceira temporada da coluna Ajudante Digital. Uma voz gerada por inteligência artificial simula uma dificuldade bem real enfrentada por pessoas idosas ao acessar os...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Barreira digital dificulta acesso de idosos aos serviços do INSS
Publicado em: Por: Portal do Baixadeiro
Sentimento por Entidade:
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INSS
O INSS é retratado como o órgão cujos serviços digitais são de difícil acesso para idosos e que está envolvido em um esquema de descontos indevidos, gerando sentimentos negativos de dificuldade e preocupação.
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Meu INSS
O aplicativo é o foco da dificuldade de acesso para os idosos, sendo um obstáculo para a obtenção de serviços, o que gera um sentimento negativo associado à exclusão.
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Ajudante Digital
A coluna é apresentada como um recurso para auxiliar na resolução de problemas digitais, tendo um tom informativo e propositivo, o que confere um sentimento levemente positivo.
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Elzanira Machado
Elzanira é apresentada como uma usuária que relata dificuldades com o aplicativo, mas também demonstra consciência sobre a importância da segurança, sem que isso gere um sentimento específico em relação a ela.
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covid-19
A pandemia é mencionada como um fator que acelerou a digitalização, sem carregar um sentimento positivo ou negativo em si.
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IBGE
O IBGE é citado como fonte de dados estatísticos sobre a população idosa, sem que isso gere um sentimento específico.
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Adriane Nieglinsk
Adriane é apresentada como uma professora que realizou pesquisa sobre o tema e defende um modelo que alia acesso digital e atendimento humano, o que confere um tom propositivo e levemente positivo.
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Universidade do Contestado
A universidade é mencionada como a instituição onde Adriane leciona, sem que isso gere um sentimento específico.
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Nicóli Farias
Nicoli é apresentada como uma advogada que realizou pesquisa sobre o tema e defende um modelo que alia acesso digital e atendimento humano, o que confere um tom propositivo e levemente positivo.
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Polícia Federal
A Polícia Federal é mencionada como parte da investigação de um esquema criminoso, sem que isso gere um sentimento específico em relação ao órgão.
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Controladoria-Geral da União
A Controladoria-Geral da União é mencionada como parte da investigação de um esquema criminoso, sem que isso gere um sentimento específico em relação ao órgão.
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Rádio Nacional
A Rádio Nacional é citada como a fonte de uma informação sobre descontos indevidos, sem que isso gere um sentimento específico.
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gov.br
A plataforma gov.br é apresentada como um serviço de autenticação robusto e com cuidados de segurança, o que confere um sentimento positivo, apesar de ser um ponto de dificuldade para alguns usuários.
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Luanna Roncaratti
Luanna é apresentada como secretária adjunta de governo digital e entrevistada sobre a plataforma gov.br, destacando sua importância e os planos de expansão dos pontos de apoio, o que confere um tom informativo e propositivo.
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Balcão.GOV
O Balcão.GOV é apresentado como um projeto piloto com o objetivo de oferecer pontos de apoio presencial para facilitar o acesso aos serviços digitais, o que gera um sentimento positivo de solução.
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Correios
Os Correios são apresentados como um parceiro para verificar descontos indevidos, o que confere um sentimento positivo de colaboração na resolução de problemas.
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Tarde Nacional São Paulo
O programa é mencionado como o local onde o episódio da coluna Ajudante Digital pode ser ouvido, sem que isso gere um sentimento específico.
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Radioagência Nacional
A agência é citada como o local onde o conteúdo fica disponível, sem que isso gere um sentimento específico.
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Leyberson Pedrosa
Leyberson é creditado pela reportagem, montagem e pesquisa, sem que isso gere um sentimento específico.
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Sentimento Geral
O texto aborda a dificuldade de idosos em acessar serviços digitais do INSS, o que gera um sentimento geral de desafio e exclusão digital, apesar de mencionar soluções em andamento.
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