A partir de sexta-feira (23), aposentados e pensionistas que precisarem de novos empréstimos consignados terão que fazer biometria no site ou aplicativo do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). A medida, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19), tem o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e de
Ler notícia completa no site do autor ↗️INSS passa a exigir biometria para liberar empréstimos consignados
Publicado em: Por: Portal do Baixadeiro
Sentimento por Entidade:
-
INSS
O INSS é apresentado como o órgão que implementa a nova medida de biometria, o que pode ser visto como um aprimoramento da segurança, conferindo um leve tom positivo.
-
Gilberto Waller
É mencionado como o presidente do INSS que tomou a decisão, sem juízo de valor sobre sua pessoa ou ação, apenas como responsável pela medida.
-
Tribunal de Contas da União
O TCU é citado por uma decisão que determinou o bloqueio de descontos e o ressarcimento de valores, o que é apresentado de forma factual, sem carga emocional.
-
Dataprev
É mencionada como uma das entidades que deveriam implementar ferramentas tecnológicas, de forma factual e sem julgamento.
-
Agência Brasil
É citada como a fonte das informações, sem qualquer tipo de julgamento ou avaliação.
-
Sentimento Geral
O texto é majoritariamente informativo, descrevendo uma nova exigência do INSS para empréstimos consignados. Há menções a decisões do TCU e a alegações do INSS, mas o tom geral é neutro, com um leve viés positivo devido à implementação de medidas de segurança.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo