O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Corregedoria Geral da Justiça publicaram um Ato Normativo Conjunto que regulamenta os procedimentos de atendimento, processamento e articulação intersetorial nos casos de entrega voluntária de crianças para adoção. O documento foi assinado pelo presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, pelo corregedor-geral de Justiça,...
Ler notícia completa no site do autor ↗️TJMA regulamenta entrega voluntária de crianças para adoção no Maranhão
Publicado em: Por: Portal do de Sá
Sentimento por Entidade:
-
Tribunal de Justiça do Maranhão
O TJMA é apresentado como o órgão que publicou o Ato Normativo Conjunto, regulamentando um procedimento importante e complexo, o que confere uma percepção positiva à sua atuação.
-
Corregedoria Geral da Justiça
A Corregedoria Geral da Justiça é mencionada como coautora do Ato Normativo Conjunto, associando-a à iniciativa positiva de regulamentação.
-
José de Ribamar Froz Sobrinho
É mencionado como presidente do TJMA e signatário do Ato Normativo Conjunto, associando-o à iniciativa positiva.
-
José Luiz Oliveira de Almeida
É mencionado como corregedor-geral de Justiça e signatário do Ato Normativo Conjunto, associando-o à iniciativa positiva.
-
Maria Francisca Gualberto de Galiza
É mencionada como presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude e signatária do Ato Normativo Conjunto, associando-a à iniciativa positiva.
-
Constituição Federal
É citada como base legal para o procedimento, tendo uma conotação neutra e de referência.
-
Estatuto da Criança e do Adolescente
É citado como base legal e referência para os direitos garantidos, tendo uma conotação positiva por assegurar direitos.
-
Conselho Nacional de Justiça
É mencionado pela Resolução nº 485/2023 que orienta o atendimento adequado, associando-o a uma prática positiva e de orientação.
-
Ministério Público
É mencionado como um dos órgãos que devem estar presentes no processo, garantindo a legalidade e os direitos, o que confere uma conotação positiva.
-
Defensoria Pública
É mencionada como um dos órgãos que devem estar presentes no processo, garantindo a legalidade e os direitos, o que confere uma conotação positiva.
-
Conselhos Tutelares
São mencionados como um dos possíveis encaminhamentos para iniciar o procedimento, tendo uma conotação neutra de órgão de apoio.
-
CRAS
É mencionado como um dos possíveis encaminhamentos para iniciar o procedimento, tendo uma conotação neutra de órgão de apoio.
-
CREAS
É mencionado como um dos possíveis encaminhamentos para iniciar o procedimento, tendo uma conotação neutra de órgão de apoio.
-
Sentimento Geral
O texto tem um tom predominantemente informativo e positivo, pois descreve uma iniciativa do TJMA que visa regulamentar e humanizar um processo delicado como a entrega voluntária de crianças para adoção, garantindo direitos e evitando práticas ilegais. A regulamentação é apresentada como um avanço.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo