Um reportagem de O Globo divulgada no fim de semana não incluiu o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), entre os gestores que têm como desafio em 2026 deixar os mandatos para tentar se eleger governadores em seus estados. De acordo com a publicação, esse dilema estratégico é vivido por Eduardo Paes, João Campos...
Ler notícia completa no site do autor ↗️O Globo não inclui Braide entre prefeitos que devem deixar mandatos para disputar governo
Publicado em: Por: Portal do de Sá
Sentimento por Entidade:
-
O Globo
A reportagem de O Globo é mencionada como fonte de informação, sem que o jornal em si seja avaliado positivamente ou negativamente no texto.
-
Eduardo Braide
Eduardo Braide é mencionado como o prefeito de São Luís que não foi incluído na reportagem de O Globo, servindo como ponto de partida para a notícia, sem que haja uma avaliação de seu desempenho ou situação.
-
PSD
O PSD é mencionado apenas como o partido de Eduardo Braide, sem qualquer avaliação ou contexto adicional.
-
São Luís
São Luís é mencionada como a cidade da qual Eduardo Braide é prefeito, servindo como um dado geográfico sem avaliação.
-
Eduardo Paes
Eduardo Paes é apresentado como um dos prefeitos que enfrentam o dilema de deixar o cargo para disputar o governo estadual, com a ressalva de que o eleitor fluminense 'costuma cobrar caro pela interrupção de ciclos municipais', indicando uma perspectiva negativa sobre sua situação.
-
João Campos
João Campos é descrito como um prefeito em situação semelhante à de Eduardo Paes, enfrentando o 'risco de entregar a máquina da capital a um sucessor, perdendo o controle direto da gestão', o que aponta para uma avaliação negativa de seu cenário.
-
JHC
JHC é citado como outro prefeito em uma situação comparável, precisando 'construir uma narrativa sólida para convencer a população de que sua saída da prefeitura de Maceió é necessária para um bem maior no estado', o que sugere um desafio e uma potencial dificuldade, com uma conotação negativa.
-
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro é mencionado como a capital administrada por Eduardo Paes, servindo como contexto geográfico.
-
Recife
Recife é mencionada como a capital administrada por João Campos, servindo como contexto geográfico.
-
Maceió
Maceió é mencionada como a capital administrada por JHC, servindo como contexto geográfico.
-
Pernambuco
Pernambuco é mencionado como o estado onde João Campos atua, servindo como contexto geográfico.
-
Alagoas
Alagoas é mencionado como o estado onde JHC atua, servindo como contexto geográfico.
-
blog do Gilberto Léda
O blog é citado como a fonte da notícia, sem que haja uma avaliação do próprio blog.
-
Sentimento Geral
O texto tem um tom predominantemente neutro ao analisar a situação política de prefeitos que consideram disputar o governo estadual. No entanto, a menção a 'dilema estratégico', 'histórico estatístico desfavorável', 'punição do eleitor', 'abandono da cidade', 'ambições pessoais', 'munição pesada para adversários', 'peso de saber que o eleitor costuma cobrar caro', 'risco de entregar a máquina', 'barreira psicológica', 'vulneráveis ao desempenho de seus vices', 'erros recaem sobre o padrinho político', 'pecha de traição' introduz elementos de negatividade na análise da situação desses políticos.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
