O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sugeriu nesta segunda-feira (16) que assassinar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, “acabaria com o conflito” entre os dois…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Netanyahu diz que não descarta assassinar aiatolá Khamenei e sugere que matar o líder supremo do Irã acabaria com o conflito
Publicado em: Por: iMaranhão
Sentimento por Entidade:
-
Benjamin Netanyahu
É retratado como propondo ações agressivas e questionáveis (assassinar Khamenei) e com uma retórica beligerante ('matar comandantes iranianos um a um', 'mudando a cara do Oriente Médio').
-
Ali Khamenei
É mencionado no contexto de uma proposta de assassinato por Netanyahu e como líder supremo do Irã, um país em conflito com Israel, o que o posiciona de forma negativa no texto.
-
Israel
É apresentado como agressor em um conflito com o Irã, realizando ataques militares e sendo alvo de críticas internacionais e do próprio Irã por crimes de guerra, embora também seja visto como se defendendo do programa nuclear iraniano.
-
Irã
É retratado como alvo de ataques israelenses, sofrendo mortes e destruição, e como um país com um programa nuclear secreto que Israel considera uma ameaça. O governo iraniano acusa Israel de crime de guerra.
-
Donald Trump
É mencionado por vetar um plano israelense e por declarações sobre o conflito, mas suas ações e falas são apresentadas de forma neutra, sem juízo de valor explícito no texto.
-
ABC News
É a fonte da entrevista de Netanyahu, sendo mencionada de forma informativa e sem atribuição de sentimento.
-
TV estatal do Irã
A sede da emissora foi bombardeada por Israel, o que é retratado como um ataque grave e um crime de guerra, conferindo um sentimento negativo à menção.
-
Forças Armadas israelenses
Publicaram um aviso de evacuação, o que é uma ação militar em meio ao conflito, sem um juízo de valor explícito, mas inserida em um contexto de escalada de violência.
-
Operação Leão Ascendente
É o nome de uma operação militar israelense que iniciou o conflito mais intenso, com ataques e mortes, o que a insere em um contexto negativo.
-
The Wall Street Journal
É citado como fonte de uma informação sobre os bombardeios israelenses, de forma neutra.
-
The New York Times
É citado como fonte de uma informação sobre o incêndio em um depósito de combustível, de forma neutra.
-
AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)
É mencionada no contexto da recusa de Israel em ter suas instalações nucleares monitoradas, de forma informativa e neutra.
-
Forças de Defesa de Israel
São citadas como fonte de informações sobre o programa nuclear iraniano e sobre o alcance dos ataques, inseridas no contexto militar do conflito.
-
Refinarias de Petróleo de Israel
Foram danificadas por ataques iranianos, o que gera um sentimento negativo associado ao evento.
-
Bolsa de Valores de Tel Aviv
É mencionada como local onde as Refinarias de Petróleo de Israel enviaram um comunicado regulatório, de forma informativa.
-
Leonardo Trevisan
É um especialista que analisa a situação militar entre Israel e Irã, com uma visão que favorece Israel ('os céus iranianos são de Israel'), conferindo um leve sentimento positivo à sua análise.
-
ESPM
É a instituição onde Leonardo Trevisan leciona, mencionada de forma informativa.
-
GloboNews
É a fonte da entrevista de Leonardo Trevisan, mencionada de forma informativa.
-
Reuters
É citada como fonte de informações sobre os ataques e mortes, de forma neutra.
-
Itamaraty
Não confirmou as informações do senador Carlos Viana, sendo mencionado de forma neutra.
-
Embaixada de Israel no Brasil
Não confirmou as informações do senador Carlos Viana e está em negociações para a transferência de autoridades brasileiras, sendo mencionada de forma neutra.
-
Carlos Viana
É presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel e forneceu informações sobre a transferência de autoridades brasileiras, sendo mencionado de forma neutra.
-
Podemos-MG
É o partido do senador Carlos Viana, mencionado de forma informativa.
-
Jordânia
É o destino para onde autoridades brasileiras serão escoltadas, mencionado de forma informativa.
-
Álvaro Damião
É prefeito de Belo Horizonte e está entre as autoridades brasileiras em Israel, sendo mencionado de forma neutra.
-
União
É o partido do prefeito Álvaro Damião, mencionado de forma informativa.
-
Cícero Lucena
É prefeito de João Pessoa e está entre as autoridades brasileiras em Israel, sendo mencionado de forma neutra.
-
PP
É o partido do prefeito Cícero Lucena, mencionado de forma informativa.
-
Fox News
É a fonte da declaração de Benjamin Netanyahu sobre Israel fazer o que precisa, mencionada de forma informativa.
-
União Europeia
Convocou uma reunião de emergência para discutir o conflito, demonstrando uma postura diplomática e de busca por solução, sem um juízo de valor explícito.
-
Kaja Kallas
É a chefe de política externa da UE e sua declaração sobre a reunião de emergência é citada de forma informativa.
-
Tel Aviv
Foi atacada pelo Irã, o que a insere em um contexto de conflito e violência.
-
Teerã
É a capital do Irã, alvo de bombardeios israelenses que atingiram a sede de uma TV estatal, ministérios, relações exteriores e depósitos de combustível, além de prédios residenciais, gerando um sentimento negativo.
-
Natanz
É uma instalação de enriquecimento de urânio no Irã que foi atacada por Israel, com relatos de que os bombardeios podem ter implodido as instalações subterrâneas, o que a coloca em um contexto de destruição e alvo estratégico.
-
Shahran
É um depósito de combustível e gasolina em Teerã que pegou fogo durante um ataque israelense, o que gera um sentimento negativo associado ao evento.
-
Haifa
Teve seus dutos e linhas de transmissão danificados por ataques iranianos, o que a insere em um contexto de conflito.
-
Mashhad
Foi alvo de um ataque israelense de longo alcance a uma aeronave de reabastecimento, sendo descrita como o alvo mais profundo atingido dentro do Irã, o que a insere em um contexto de escalada militar.
-
Mohammad Kazemi
Foi morto em ataques israelenses em Teerã, sendo descrito como chefe de Inteligência da Guarda Revolucionária do Irã, o que o posiciona como uma vítima em um conflito.
-
Hassan Mohaqeq
Foi morto em ataques israelenses em Teerã, sendo descrito como vice de Mohammad Kazemi, o que o posiciona como uma vítima em um conflito.
-
Mohsen Baqeri
Foi morto em ataques israelenses em Teerã, sendo descrito como general, o que o posiciona como uma vítima em um conflito.
-
Hossein Salami
Foi morto nos primeiros bombardeios de Israel, sendo descrito como chefe da Guarda Revolucionária, o que o posiciona como uma vítima em um conflito.
-
Mohammad Bagheri
Foi morto em ataques israelenses, sendo descrito como chefe das Forças Armadas iranianas, o que o posiciona como uma vítima em um conflito.
-
Belo Horizonte
É a cidade do prefeito Álvaro Damião, mencionado como uma das autoridades brasileiras em Israel, de forma informativa.
-
João Pessoa
É a cidade do prefeito Cícero Lucena, mencionado como uma das autoridades brasileiras em Israel, de forma informativa.
-
Sentimento Geral
O texto descreve um conflito militar em escalada entre Israel e Irã, com menções a mortes, destruição e tensões geopolíticas, gerando um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo