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- Claudio Pasqualin
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O Brasil registrou aumento significativo nos casos de fraude digital em 2024. De acordo com o relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel da TransUnion, 40% dos brasileiros afirmam ter sido alvo de golpes por e-mail, internet, telefone ou mensagens de texto, e 10% disseram ter caído nos esquemas. A perda média entre as vítimas foi de R$ 6.311. O estudo entrevistou 13.387 pessoas em 18 países e revelou que 29% sofreram prejuízo financeiro com fraudes no último ano — com perdas médias de R$ 10.683. O índice de tentativas suspeitas de fraude digital no Brasil foi de 5,4%, acima da média global, e o país aparece entre os seis com maior incidência, com taxa de 6,1% em transações feitas por consumidores. O golpe mais comum no Brasil foi o vishing — ligações telefônicas em que criminosos se passam por representantes de empresas legítimas, como bancos e operadoras, para obter dados sensíveis das vítimas, como senhas e CPF. A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) lidera o ranking de perdas (38%), enquanto os Baby Boomers (1946–1964) são os menos atingidos (11%). O levantamento também apontou um aumento de 11% nas tentativas de fraude em transações digitais em relação…
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