Durante a Cúpula do Mercosul realizada nesta quinta-feira (3) em Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o papel estratégico do bloco para os países sul-americanos e rebateu…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Lula defende Mercosul como proteção contra guerras comerciais e rebate críticas de Milei
Publicado em: Por: O Informante
Sentimento por Entidade:
-
Luiz Inácio Lula da Silva
O texto retrata Lula de forma positiva ao defender o Mercosul e a integração regional, além de ter assumido a presidência rotativa do bloco.
-
Lula
O texto retrata Lula de forma positiva ao defender o Mercosul e a integração regional, além de ter assumido a presidência rotativa do bloco.
-
Mercosul
O Mercosul é apresentado como um bloco estratégico e protetor por Lula, mas criticado por Milei como um entrave, resultando em uma visão mista, mas com a defesa de Lula conferindo um leve tom positivo.
-
Javier Milei
Milei é retratado criticando o Mercosul e o comparando a uma 'cortina de ferro', o que confere um sentimento negativo à sua posição no texto.
-
Argentina
A Argentina é mencionada como sede da cúpula e país de origem de Milei, sem um sentimento específico associado a ela no texto.
-
União Europeia
A União Europeia é mencionada como um parceiro comercial com o qual o Brasil busca um acordo de livre comércio, indicando uma perspectiva positiva de cooperação.
-
EFTA
A EFTA é apresentada como um bloco com o qual o Brasil concluiu negociações de acordo comercial, indicando uma perspectiva positiva de cooperação.
-
Associação Europeia de Livre Comércio
A Associação Europeia de Livre Comércio é mencionada como um parceiro comercial com o qual o Brasil busca um acordo de livre comércio, indicando uma perspectiva positiva de cooperação.
-
Islândia
A Islândia é mencionada como membro da EFTA, sem um sentimento específico associado a ela.
-
Liechtenstein
Liechtenstein é mencionado como membro da EFTA, sem um sentimento específico associado a ele.
-
Noruega
A Noruega é mencionada como membro da EFTA, sem um sentimento específico associado a ela.
-
Suíça
A Suíça é mencionada como membro da EFTA, sem um sentimento específico associado a ela.
-
Canadá
O Canadá é mencionado como um país com o qual o Brasil tem interesse em aprofundar negociações comerciais, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos são mencionados como um país com o qual o Brasil tem interesse em aprofundar negociações comerciais, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Panamá
O Panamá é mencionado como um país com o qual o Brasil tem interesse em aprofundar negociações comerciais e como participante da foto oficial, sem um sentimento específico.
-
República Dominicana
A República Dominicana é mencionada como um país com o qual o Brasil tem interesse em aprofundar negociações comerciais, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Colômbia
A Colômbia é mencionada como um país com o qual o Brasil pretende atualizar acordos existentes, indicando uma perspectiva neutra de cooperação contínua.
-
Equador
O Equador é mencionado como um país com o qual o Brasil pretende atualizar acordos existentes e como participante da foto oficial, sem um sentimento específico.
-
Ásia
A Ásia é mencionada como um continente com o qual o Mercosul deve se aproximar, sem um sentimento específico associado.
-
Japão
O Japão é mencionado como um parceiro asiático com o qual o Mercosul se beneficiará de maior aproximação, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
China
A China é mencionada como um parceiro asiático com o qual o Mercosul se beneficiará de maior aproximação, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Coreia
A Coreia é mencionada como um parceiro asiático com o qual o Mercosul se beneficiará de maior aproximação, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Índia
A Índia é mencionada como um parceiro asiático com o qual o Mercosul se beneficiará de maior aproximação, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Vietnã
O Vietnã é mencionado como um parceiro asiático com o qual o Mercosul se beneficiará de maior aproximação, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Indonésia
A Indonésia é mencionada como um parceiro asiático com o qual o Mercosul se beneficiará de maior aproximação, indicando uma perspectiva neutra de cooperação futura.
-
Paraguai
O Paraguai é mencionado como um país cujos líder esteve presente na cúpula, sem um sentimento específico associado.
-
Santiago Peña
Santiago Peña é mencionado como presidente do Paraguai e presente na cúpula, sem um sentimento específico associado.
-
Bolívia
A Bolívia é mencionada como um país em processo de adesão ao bloco e cujo líder esteve presente na cúpula, sem um sentimento específico associado.
-
Luis Arce
Luis Arce é mencionado como presidente da Bolívia e presente na cúpula, sem um sentimento específico associado.
-
Uruguai
O Uruguai é mencionado como um país cujos líder esteve presente na cúpula, sem um sentimento específico associado.
-
Yamandú Orsi
Yamandú Orsi é mencionado como presidente do Uruguai e presente na cúpula, e como sucessor de Lacalle Pou, sem um sentimento específico associado.
-
Chile
O Chile é mencionado como um país cujos representantes estiveram presentes na cúpula, sem um sentimento específico associado.
-
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro é mencionado como ex-presidente do Brasil com quem Milei se reuniu em visita anterior, sem um sentimento específico associado à sua menção no texto atual.
-
Luis Lacalle Pou
Luis Lacalle Pou é mencionado como ex-presidente do Uruguai que manifestou desejo de firmar acordo direto com a China, sem um sentimento específico associado à sua menção no texto atual.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão equilibrada, com críticas de um lado e defesas do outro, resultando em um sentimento geral próximo ao neutro, com leve inclinação positiva devido à defesa da integração regional por Lula.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo