As novas investidas dos “terroristas”, a Segurança como bola da vez, a renúncia dupla pelo fim da “guerra”, e as cartadas certeiras do governador são assuntos em destaque no Colunaço do Pêta deste…
Ler notícia completa no site do autor ↗️As novas investidas dos “terroristas”, a Segurança como bola da vez, a renúncia dupla pelo fim da “guerra”, e as cartadas certeiras do governador
Publicado em: Por: O Informante
Sentimento por Entidade:
-
Carlos Brandão
É retratado como um governador que toma 'cartadas certeiras', lança projetos importantes como o 'Tô Conectado' e a Frente Parlamentar do SUS, fortalece sua imagem e avança politicamente. A gestão dele é defendida contra críticas de 'terrorismo' e 'caos na segurança'.
-
Flávio Dino
É mencionado em comparação com a gestão atual, tanto para criticar a oposição que o defende em certos aspectos quanto para relembrar um "período sombrio" do estado. Sua gestão é usada como contraponto para descreditar as críticas atuais à segurança pública.
-
Poder Rangedor
É usado como um termo pejorativo para se referir a um grupo político opositor, associado a 'terrorismo', 'fake news', 'politicagem' e hipocrisia, especialmente no episódio do pneu furado e na tentativa de culpar o governador.
-
Felipe Camarão
É mencionado como um possível candidato ao governo, com a gestão atual sendo pressionada a apoiá-lo, mas não há um julgamento explícito sobre ele no texto.
-
Orleans
Mencionado como sobrinho do governador e possível candidato à sucessão, mas sem um julgamento de valor explícito no texto.
-
Daniel Brandão
É mencionado como sobrinho do governador e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que estaria sendo envolvido em um caso de assassinato ('Tech Office') pelos 'terroristas'.
-
Estado de S. Paulo
É citado como o jornal que veiculou a história do assassinato do Tech Office, explorada pelos 'terroristas'.
-
Polícia Federal
Mencionada em relação a uma suposta operação contra o governador e a operações no Maranhão, sem um juízo de valor direto.
-
Procuradoria-Geral da República (PGR)
Mencionada em relação a uma falsa notícia sobre movimentação para afastar o governador.
-
Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA)
Mencionado como órgão presidido por Daniel Brandão, que estaria sendo alvo de acusações.
-
STF
Mencionado como instância onde a oposição recorre e onde o ex-governador José Reinaldo Tavares está sendo tratado, além de um interrogatório de um 'reverendo legislativo'.
-
Caixa Econômica
Cobrada pelo governo do estado por erro no repasse de precatórios do Fundef.
-
Prefeitura de São Luís
É criticada por ter pago precatórios indevidamente, não ter feito provisão para herdeiros e omitido aplicação de recursos em educação, gerando um cenário de injustiça e problemas jurídicos.
-
FIEMA
Apresentada como parceira em ações de sustentabilidade e responsável por pesquisa sobre empregos formais, tendo seu presidente, Edilson Baldez, publicado um artigo elogiado sobre a Carta Ambiental do Maranhão.
-
CNI
Mencionada como parceira da FIEMA em pesquisas e ações.
-
Edilson Baldez
Presidente da FIEMA, teve seu artigo sobre a Carta Ambiental do Maranhão reproduzido e elogiado no texto, destacando seu papel na promoção de um futuro sustentável.
-
Rodrigo Lago
É criticado por usar um pneu furado como 'espetáculo político' e culpar o governador, sendo lembrado que na gestão de Flávio Dino andava de helicóptero. Também é alvo de contestação de ação popular movida pelo secretário Sérgio Macedo, que o acusa de 'lawfare' e perseguição política.
-
Othelino Neto
É mencionado como parte do trio do 'Poder Rangedor' que usou um pneu furado para criticar o governador, sendo associado a 'politicagem' e hipocrisia.
-
Leandro Bello
É mencionado como parte do trio do 'Poder Rangedor' que usou um pneu furado para criticar o governador, sendo associado a 'politicagem' e hipocrisia.
-
Sérgio Macedo
É elogiado pela contestação que moveu contra Rodrigo Lago, defendendo-se de acusações que classifica como 'eleitoreiras' e 'lawfare', demonstrando firmeza e argumentação sólida.
-
José Reinaldo Tavares
É retratado com esperança em sua recuperação de um linfoma medular, com quadro clínico estável e evolução favorável, recebendo apoio e demonstrações de tranquilidade.
-
Eduardo Braide
Mencionado como prefeito de São Luís, mas a crítica principal é direcionada à sua gestão em relação aos precatórios, enquanto ele próprio é citado em um contexto de 'indefinição estratégica' na política maranhense.
-
COP-30
É mencionado como um evento futuro em Belém que reforça o protagonismo das regiões Norte e Amazônia Legal, com a FIEMA participando de um encontro precursor no Maranhão.
-
Jornal Pequeno
Citado como o jornal que publicou o artigo do presidente da FIEMA sobre a Carta Ambiental do Maranhão.
-
Banco do Brasil
Processa uma influencer que não pagou um empréstimo.
-
OAB
Mencionado como local para onde um 'professor-assessor-alado' alegou que precisava ir, recusando um convite.
-
MP
Notificará dirigentes de uma autarquia por denúncias de assédio moral, racismo e xenofobia.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise predominantemente crítica da oposição e elogiosa à gestão do governador Carlos Brandão, com algumas menções neutras a fatos e críticas a outros atores políticos. O tom geral é de defesa da atual gestão e ataque aos adversários, mas a quantidade de informações e as diferentes abordagens impedem um sentimento fortemente positivo ou negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo