Neste domingo, 7, muitas homenagens foram prestadas aos 203 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Em São Luís, o governador Carlos Brandão prestigiou o tradicional desfile cívico-militar das…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Brandão prestigia desfile de 7 de Setembro em homenagem aos 203 anos da Independência do Brasil
Publicado em: Por: O Informante
Sentimento por Entidade:
-
Carlos Brandão
É retratado como o governador que prestigia o evento, realiza o hasteamento do Pavilhão Nacional e faz declarações positivas sobre a importância do desfile e a mudança de local, sendo elogiado por uma 'decisão corajosa'.
-
Brasil
É o país cuja Independência é celebrada, sendo o foco principal do evento e da narrativa, com ênfase na soberania nacional e valores democráticos.
-
Forças Armadas
São mencionadas como participantes centrais do desfile, com destaque para a demonstração de sua estrutura e a importância histórica da Marinha. A participação delas é vista como um elemento de celebração e orgulho.
-
São Luís
A cidade é palco do desfile e sua história é resgatada nas falas, com a mudança do local sendo vista como um novo marco histórico e uma forma de valorizar o Centro Histórico. A vice-prefeita e o tenente-coronel destacam a importância do evento para a comunidade local.
-
Wallace Amorim
É mencionado apenas por sua ação de hastear a bandeira do Estado do Maranhão, sem atribuição de sentimentos ou qualificações.
-
Polícia Militar do Maranhão (PMMA)
Participa do desfile com contingentes e alunos, demonstrando sua presença e atuação na solenidade.
-
Esmênia Miranda
É mencionada como vice-prefeita que hasteou a bandeira do município e faz declarações positivas sobre a representatividade do novo local do desfile para São Luís.
-
João Carlos Duque
Como comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, ele afirma que a mudança de local engrandece a celebração e permite que a comunidade comemore de forma uníssona, elevando sentimentos nobres.
-
24º Batalhão de Infantaria de Selva (Batalhão Barão de Caxias)
É representado por seu comandante, que elogia a mudança de local do desfile, e o batalhão em si é mencionado como o atual local de atuação do filho de uma espectadora.
-
Clóvis Martins de Souza
Como diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, ele destaca que a mudança de local permite uma melhor demonstração da estrutura da FAB, o que é positivo para o conhecimento da população.
-
Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Sua participação no desfile é destacada pela possibilidade de sobrevoo com uma aeronave, permitindo que a população conheça melhor a estrutura da Força Aérea Brasileira.
-
Força Aérea Brasileira
Sua estrutura é destacada pela possibilidade de sobrevoo durante o desfile, o que é visto como uma oportunidade de a população conhecê-la melhor. A participação é um elemento positivo da celebração.
-
Ademar Augusto Simões Júnior
Como Capitão de Mar e Guerra, ele ressalta a importância histórica da data para a Marinha e para o Maranhão, um estado vocacionado para o mar, expressando honra em participar da celebração.
-
Capitania dos Portos do Maranhão
Representada pelo Capitão de Mar e Guerra, participa da solenidade, associada à importância histórica da Marinha e à vocação marítima do estado.
-
Marinha do Brasil
É destacada como a primeira Força Armada do Brasil e sua participação na celebração é vista como uma honra, especialmente considerando a vocação marítima do Maranhão e do Brasil.
-
Célio Roberto Araújo
É mencionado apenas por sua presença na solenidade como comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
-
Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA)
Participa do desfile com militares de sua academia e batalhões, além de integrantes de programas sociais, demonstrando sua atuação.
-
Maranhão
O estado é representado por suas forças de segurança e pelo governador. A vocação marítima do estado é mencionada, e a mudança de local do desfile é vista como um marco histórico para o estado.
-
Palácio dos Leões
É mencionado como o local onde ficava o antigo Forte São Luís, em um contexto histórico que justifica a mudança do desfile.
-
Centro Histórico
A mudança do desfile para a Beira-Mar é vista como uma forma de valorizar o Centro Histórico, que é Patrimônio Mundial da Humanidade.
-
Avenida Beira-Mar
É o novo local do desfile, descrito como um espaço onde ocorrem grandes eventos e que tem representatividade histórica para São Luís, além de oferecer uma paisagem bonita e ser próximo à pedra fundamental da cidade.
-
Avenida Senador Vitorino Freire
É mencionada como o local anterior do desfile, em contraste com a nova localização, sem atribuição de sentimentos positivos ou negativos diretos.
-
Areinha
Bairro onde ficava a Avenida Senador Vitorino Freire, local anterior do desfile, mencionado de forma neutra.
-
C98 Caravan
É a aeronave utilizada pela FAB para o sobrevoo, um detalhe técnico que contribui para a demonstração da estrutura.
-
Dom Pedro I
É mencionado como o proclamador da Independência do Brasil em 1822, um fato histórico importante para a data celebrada.
-
Rio Ipiranga
É o local onde Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, mencionado em um contexto histórico.
-
Taysa Moana
É uma espectadora que leva a filha para ver o pai militar desfilar, descrevendo o momento como 'muito bonito', o que reflete uma experiência positiva.
-
Josane Soares
É uma copeira que acompanha os desfiles todos os anos para ver o filho militar. Ela se emociona ao ver os oficiais e estudantes, destacando o esforço e o orgulho, o que indica uma experiência positiva e tocante.
-
Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias
É mencionada como a instituição de onde vêm os cadetes da PMMA que participaram do desfile.
-
Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças
É mencionado como a instituição de onde vêm os alunos do Curso de Nivelamento de Tropas Policiais da PMMA que participaram do desfile.
-
Colégio Militar Tiradentes
Levou alunos de São Luís e Raposa para o desfile, demonstrando sua participação.
-
Raposa
Município de onde alunos do Colégio Militar Tiradentes participaram do desfile.
-
Academia de Bombeiros Militar Josué Montello
É mencionada como a instituição de onde vêm os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão que participaram do desfile.
-
Colégio Militar 2 de Julho
Levou alunos para o desfile, demonstrando sua participação.
-
Terminal de Integração Praia Grande
Ponto de concentração para o início do desfile.
-
Ponte do São Francisco
Próximo à cabeceira da qual as tropas iniciaram o deslocamento.
-
RFFSA
Local próximo ao qual as tropas se deslocaram para dispersão.
-
Praça Maria Aragão
Local próximo ao qual as tropas dispersaram após o desfile.
-
Sentimento Geral
O texto tem um tom majoritariamente positivo, celebrando a Independência do Brasil e o desfile cívico-militar. As falas das autoridades e dos cidadãos expressam orgulho, emoção e a importância da data. A mudança de local do desfile é apresentada como um marco histórico positivo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo