Após registrar o menor índice da série histórica em 2023, o trabalho infantil voltou a crescer no Brasil em 2024, com alta de 2,1%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Trabalho infantil cresce 2,1% e atinge 1,65 milhão de crianças no Brasil, aponta IBGE
Publicado em: Por: O Informante
Sentimento por Entidade:
-
IBGE
O IBGE é apresentado como a fonte dos dados, de forma neutra e informativa. Sua atuação é descrita como a de um órgão de pesquisa que divulga estatísticas.
-
Gustavo Geaquinto Fontes
Mencionado como pesquisador do IBGE, sua fala é apresentada de forma informativa e sem juízo de valor sobre sua pessoa ou suas declarações.
-
Organização Internacional do Trabalho
É citada para definir o conceito de trabalho infantil, de forma informativa e sem carga emocional.
-
Covid-19
Mencionada como motivo para a não coleta de dados em anos anteriores, o que indiretamente afeta a continuidade das séries históricas e a análise dos dados atuais, com uma leve conotação negativa por ter sido um evento disruptivo.
-
Bolsa Família
É associado a um grupo de crianças e adolescentes em trabalho infantil, mas o texto também aponta que a redução do trabalho infantil foi mais acentuada nesse grupo e que a frequência escolar é acima da média. A menção é informativa, com um leve tom positivo pela redução observada nesse contexto.
-
decreto 6.481
Citado como base para a lista das piores formas de trabalho infantil, de forma informativa e sem juízo de valor.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados preocupantes sobre o aumento do trabalho infantil no Brasil, o que gera um sentimento geral negativo. Embora mencione reduções em algumas subcategorias e a frequência escolar, o foco principal é o crescimento de 2,1% no número total de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo