O setor público consolidado, formado por União, Estados, municípios e empresas estatais, encerrou 2025 com déficit primário de R$ 55 bilhões, o equivalente a 0,43% do Produto Interno Bruto (PIB).
Ler notícia completa no site do autor ↗️Setor público consolida déficit primário de R$ 55 bilhões em 2025, diz BC
Publicado em: Por: O Informante
Sentimento por Entidade:
-
Banco Central
O Banco Central é a fonte da informação e o órgão que divulga os dados, sendo apresentado de forma neutra no texto.
-
União
A União faz parte do setor público consolidado que apresentou um déficit primário significativo, sendo implicitamente associada a um resultado financeiro negativo.
-
Estados
Os Estados, em conjunto com os municípios, apresentaram um superávit, mas individualmente compõem os governos regionais que tiveram um déficit em dezembro, o que gera uma ambiguidade, mas o resultado geral do setor público é negativo.
-
Municípios
Os Municípios, em conjunto com os Estados, apresentaram um superávit, mas individualmente compõem os governos regionais que tiveram um déficit em dezembro, o que gera uma ambiguidade, mas o resultado geral do setor público é negativo.
-
Empresas estatais
As empresas estatais fecharam o ano com déficit, contribuindo para o resultado negativo do setor público consolidado.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados negativos sobre as finanças públicas do Brasil, com déficits primários e nominais crescentes e a dívida bruta em alta. A menção a 'maior déficit registrado desde 2023' e 'encerraram 2025 com déficit' reforça o tom desfavorável.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
