Com a participação de 20 alunos com surdez e de ouvintes, é a terceira turma oferecida na gestão de Juscelino Filho, ministro das Comunicações, voltada para esse público, na capital maranhense“É meu primeiro contato com o mundo da informática. Estou empolgado com tudo o que vou aprender, para, no futuro, iniciar uma nova profissão na...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Ministério das Comunicações e parceiros promovem capacitação em informática básica para comunidade surda em São Luís
Publicado em: Por: Pra começo de conversa
Sentimento por Entidade:
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Ministério das Comunicações
O ministério é apresentado como o principal promotor da capacitação, com o programa 'Computadores para Inclusão', o que confere uma imagem positiva e de iniciativa.
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Juscelino Filho
É citado como ministro das Comunicações e responsável pela gestão que oferece o curso, sendo elogiado pela diretora do CAS pela doação de computadores e pela oportunidade de inclusão digital.
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Afonso Leite
É apresentado como um aluno empolgado com o curso, expressando otimismo sobre o aprendizado e a possibilidade de uma nova profissão, o que reflete uma experiência positiva.
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Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
O IFMA é parceiro na realização do curso e responsável pela coordenação, sendo descrito como atuante na oferta de conhecimento e qualificação, em parceria com o ministério.
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Secretaria Estadual de Educação (Seduc)
A Seduc é mencionada como parceira na realização do curso, indicando um envolvimento positivo na iniciativa.
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Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS)
O CAS é o local onde as aulas acontecem e é descrito como adaptado e com grande procura por inscrições, além de ter recebido doação de computadores, o que demonstra sua importância e o sucesso das atividades.
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Thays Frazão
A diretora geral do CAS demonstra gratidão e reconhece os bons resultados das capacitações, agradecendo ao ministro e destacando a oportunidade de inclusão digital, o que a posiciona de forma positiva.
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Prof.ª Maria da Glória Costa Arcangeli
É mencionada como a patrona do centro onde ocorrem as aulas, sem um papel ativo na narrativa do curso, recebendo uma menção neutra.
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Érica Araújo
A pedagoga do IFMA destaca a integração social e o propósito de levar conhecimento, descrevendo a parceria com o ministério de forma positiva.
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João Victor Sobral
O professor do IFMA explica a metodologia adaptada do curso, demonstrando o cuidado com as especificidades dos alunos e o objetivo de aprendizado, o que reflete uma atuação positiva.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo, destacando a importância e o sucesso de uma iniciativa de capacitação para a comunidade surda, com menções à inclusão e ao aprendizado.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo